9. Resolução de Problemas e Assistência
Em caso de comportamento inesperado ou suspeita de avarias no produto, consulte este capítulo.
Comece por verificar os problemas comuns descritos aqui. Se o problema persistir, contacte o ponto de compra (concessionário ou distribuidor Victron) para obter assistência técnica.
Se não souber quem contactar ou se o ponto de compra for desconhecido, consulte a página online da Assistência Victron Energy..
9.1. Problemas de cablagem
Os cabos aquecem
Isto pode ser causado por um problema na cablagem ou na ligação. Verifique o seguinte:
Comprove se todas as ligações do cabo estão apertadas com um binário de 14 Nm (17 Nm no modelo M10).
Comprove se todas as ligações do fusível estão apertadas com um binário de 14 Nm (17 Nm no modelo M10).
Certifique-se de que a área de superfície do núcleo do cabo é suficiente para a corrente que passa pelo mesmo.
Verifique se todos os terminais do cabo foram cravados corretamente e se estão fixados firmemente.
Outros problemas de cablagem
Para mais informação sobre os problemas que podem surgir de uma cablagem e das ligações dos cabos e dos bancos de baterias incorretas, consulte o livro Wiring Unlimited.
9.2. Problemas de fusíveis
Para informação adicional sobre os problemas que podem surgir de fusíveis com o tipo ou o calibre nominal incorreto, consulte o livro Wiring Unlimited .
LED de fusível vermelho aceso
Pode ser causado por um fusível fundido ou não instalado. Também pode ser causado por um fusível avariado ou por ligações do fusível soltas. O Distribuidor Lynx mede a tensão em cada fusível. Quando ultrapassar 0,5 V, o fusível é marcado como fundido e se a tensão for inferior a 0,3, é marcado como a funcionar corretamente.
Em caso de fusível fundido ou avariado: substitua o fusível.
Em caso de fusível não instalado porque o circuito não é utilizado, posicione um fusível inerte no espaço do fusível vazio.
Em caso de ligação solta, verifique se ambas as ligações do fusível foram apertadas com o binário de 14 Nm.
LED de fusível vermelho aceso intermitente
Provavelmente é causado por um fusível solto ou danificado. Consulte o parágrafo anterior.
O fusível não está na lista VictronConnect
Verifique o nome do fusível com a aplicação VictronConnect. Se o campo do nome de fusível estiver vazio, o fusível será desativado da monitorização e ignorado.
O fusível dispara quando é instalado
Verifique o seguinte no circuito CC associado ao fusível:
Comprove se existe um curto-circuito.
Comprove se existe uma carga avariada.
Comprove se a corrente no circuito não supera a potência nominal do fusível.
Um fusível de bateria fundido não é imediatamente detetado
Quando as baterias estão ligadas a vários circuitos do distribuidor Lynx Distributor e se nenhum dos fusíveis se fundir, o monitor de fusíveis não medirá uma tensão suficientemente elevada no fusível para iniciar um alarme de fusível avariado, enquanto a bateria estiver a ser carregada ou descarregada.
O fusível de bateria fundido não está a ser detetado
Os monitores de fusível nos módulos do distribuidor Lynx Distributor com um «firmware» antigo (anterior a HQ1909) não conseguem detetar um fusível fundido quando as baterias estão ligadas a vários circuitos de distribuidor Lynx Distributor.
9.3. Problemas operacionais do distribuidor Lynx Distributor
Não funciona (sem LED)
A eletrónica que aciona os circuitos de deteção do fusível e o distribuidor Lynx Distributor são alimentados por um Lynx Smart BMS ou por um Lynx VE.Can através do cabo RJ10. Com a alimentação correta, o LED de energia deve acender-se em verde, amarelo ou vermelho. Se não houver LED acesos, comprove o seguinte:
Verifique se o cabo RJ10 está ligado e se existe um derivador Lynx Shunt VE.Can ou um Lynx Smart BMS no sistema.
Com um Lynx Smart BMS, pode ocorrer também que o Distribuidor Lynx não seja alimentado pelo Lynx Smart BMS devido a uma bateria gasta ou à ativação do interruptor de ligar / desligar remoto do Lynx Smart BMS. Para obter mais informação, consulte o manual do Lynx Smart BMS.
LED de energia amarelo
Isto acontece quando não existe tensão fornecida ao barramento positivo, mas o distribuidor Lynx Distributor ainda recebe energia através do cabo RJ10. Uma causa comum é que o fusível principal no derivador Lynx Shunt VE.Can ou um fusível de rede externo esteja fundido.
Incapacidade de comunicar
A comunicação com o distribuidor Lynx Distributor apenas é possível com um Lynx Smart BMS. Faça a ligação com a aplicação VictronConnect ao Lynx Smart BMS e verifique se o distribuidor Lynx Distributor aparece na aplicação. Comprove os números de série de todos os distribuidor Lynx Distributor, deve ser HQ1909 ou superior para conseguir fazer a comunicação.
Comprove se todos os Distribuidores Lynx estão alimentados; o LED de energia deve estar aceso.
Comprove a integridade de todos os cabos RJ10 e se estão ligados corretamente.
Verifique o número de Distribuidores Lynx utilizados. Não é possível comunicar com mais de quatro Distribuidores Lynx ao mesmo tempo.
Confirme o endereço de cada Distribuidor Lynx e comprove se os interruptores DIP estão definidos corretamente. Cada um dos quatro Distribuidores Lynx precisará de um endereço único. Se vários Distribuidores Lynx tiverem o mesmo endereço, apenas um será visualizado. Os restantes com o mesmo endereço estarão em falta.
Os nomes do distribuidor Lynx Distributor não são sequenciais.
Foi cometido um erro de endereço ao definir os interruptores DIP.
A lista «DISTRIB.» da aplicação VictronConnect mostra o Distribuidor como não utilizado
Isto pode ocorrer porque o Lynx Smart BMS desligou o distribuidor Lynx Distributor ou este não está conectado com o cabo RJ10.
Perda de comunicação
Este alarme é ativado se um Distribuidor Lynx detetado pelo Lynx Smart BMS durante o arranque deixar de ser visualizado. O Lynx Smart BMS envia uma mensagem a todos os Distribuidores Lynx a cada 250 ms e, se algum não responder, será acionado um alarme de perda de comunicação. A razão mais comum deste alarme é a desconexão do cabo RJ10.