Uma comparação no mundo real dos módulos de PV Mono, Poly, PERC e Dual.
* This is a field test and the results are specific for this installation on this location please research which is the best solution for your own situation as the results can be different based on environmental influences.
Total solar yield as of 27/03/2023 when the results were reset:
Mono: 9158 kWh
Split-cell: 9511 kWh
Poly: 9113 kWh
Perc: 9471 kWh
Perc-east: 1970 kWh
Perc-west: 1730 kWh
Quando segundos podem salvar uma vida, a importância de um sistema de energia móvel fiável não pode ser subestimada. O sistema de energia nunca se deve converter numa distração para os médicos, precisa simplesmente de trabalhar em qualquer lugar, em qualquer altura, sempre. O sistema precisa de estar preparado para os piores cenários e evitar problemas de energia sempre que possível.
São estas exigências que impulsionam os nossos engenheiros a proporcionar soluções que não deixam de funcionar, sob qualquer circunstância. É possível que 45 anos de inovação e de resolução de problemas nos tenham tornado o líder global no mercado das fontes de alimentação para ambulâncias, mas isso nunca mudou quem somos. Pelo contrário, para nós é uma inspiração criar soluções de energia cada vez melhores, impulsionadas pelo conhecimento.
O consumo diário de energia é calculado com a soma de todos os consumidores X durante a sua utilização diária. Adicione todos os «watts» dos consumidores utilizados em simultâneo para calcular o pico de potência necessário.
Encontre a seguir as explicações para algumas das principais considerações de projeto e clique nas perguntas para obter as recomendações dos nossos engenheiros.
A Victron Energy oferece várias opções para a bateria de serviço, mas a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, o que depende principalmente das expetativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso). A escolha da tecnologia da bateria também tem diferentes consequências para os outros componentes do sistema diretamente ligados às baterias (ou que as gerem).
De uma forma geral, utilize o lítio se o consumo diário for elevado e o carregamento super-rápido essencial ou se houver limitações de peso ou espaço. O lítio também tem um custo inferior por ciclo. O chumbo-ácido tem um custo inicial inferior, sendo ideal para perfis de potência regulares e menos exigentes e se o peso e o espaço não forem um problema. As afirmações anteriores não fazem jus a 45 anos no desenvolvimento de baterias, pelo que, se quiser mais informação, deve consultar a nossa imersão.
Lítio 12,8 V Smart 200 Ah. Este invólucro extremamente compacto e leve está equipado com uns impressionantes 2560 kWh de energia, mais que suficientes para alimentar todas as cargas esperadas, mesmo se mantiver 20 % de reserva por motivos do ciclo de vida. Devido à sua forma e ao peso limitado, todo o espaço pode ser ocupado segundo as necessidades. Graças às caraterísticas de carregamento rápido do lítio, o alternador do motor consegue carregar totalmente a bateria em apenas 2,5 h (o de 130 A carrega em segurança com 45 A por hora, calculando ± 50 % da capacidade nominal). Quando é necessária a energia do cais, o carregador MultiPlus de 80 A pode fornecer uma carga completa no prazo de ± 2 h.
De que forma as considerações na conceção do sistema se traduzem num sistema sólido?
Todos os aparelhos domésticos ou ferramentas para trabalhos pesados expectáveis em casa ou no trabalho também podem ser encontrados em sistemas de energia independentes. Todos estes dispositivos necessitam de uma corrente alternada (230 V ou 110 V) para funcionar.
Alguns destes dispositivos, como computadores, podem ser sensíveis à qualidade da energia invertida (uma energia de entrada defeituosa do cais ou CA do gerador pode influenciar negativamente esta qualidade). O equipamento acionado por motor ou gerador de calor pode precisar de uma corrente de arranque elevada. Todos os nossos inversores produzem uma onda sinusoidal pura, mesmo quando a qualidade de entrada CA é inferior, o que garante que as cargas sensíveis são alimentadas e usufruem de um pico de potência geralmente o dobro da capacidade nominal dos variadores para alimentar até mesmo as cargas mais pesadas, ou, basicamente, qualquer carga, sem problemas.
Exemplos de dispositivos CA:
Os veículos e os barcos estão equipados com motores que geram a potência motriz, mas que também produzem energia elétrica através de alternadores. Os alternadores geram energia elétrica com corrente contínua (CC) a partir da energia mecânica, sendo utilizada para armazenar a energia diretamente no banco de baterias ou no equipamento de corrente contínua (CC).
Os motores pequenos geralmente têm alternadores pequenos, os motores maiores geralmente têm alternadores maiores e, por vezes, estão mesmo equipados com alternadores de elevado rendimento (extra) para aumentar a produção. Os veículos, especialmente com motores Euro 4/5, podem incluir alternadores inteligentes (de tensão variável) que controlam a saída segundo as condições operacionais do veículo. Isto faz com que não seja possível carregar um sistema da bateria secundária com um nível utilizável. As baterias de serviço de lítio podem sobrecarregar o alternador do motor, que provavelmente precisa ser protegido contra o sobreaquecimento ou o desgaste prematura.
Independentemente do alternador do motor ou da bateria de serviço, a Victron Energy oferece várias soluções para ligar de forma segura qualquer alternador a qualquer banco de baterias, sem danificar o alternador inteligente, nem as baterias. Consulte as nossas fichas técnicas para obter mais informação. Consulte também a documentação do fabricante para ver qual a potência que o alternador pode proporcionar. Com os bancos de serviço de lítio e os alternadores convencionais ou inteligentes, recomendamos calcular com 50 % a especificação de saída do alternador, para não sobrecarregar o alternador.
Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todas as nossas opções BMS (Smart)
Os Combinadores de Bateria são utilizados para ligar a bateria de arranque e a bateria de serviço em segurança.
Permite que a bateria de serviço seja carregada quando o motor estiver a funcionar (com uma tensão predefinida). A bateria de serviço é desligada da bateria do motor de arranque quando a tensão for inferior a um nível de flutuação, impedindo que seja descarregada pelas cargas que esgotam a bateria de serviço. A Victron Energy oferece vários modelos e dimensões de Combinadores de Bateria, pois a seleção do mais adequado depende do sistema.
Arranque de emergência: em caso de avaria da bateria de arranque, alguns combinadores de bateria permitem a ignição do motor com a bateria de serviço; consulte as fichas técnicas para obter mais informação. Project-Id-Version: Victron Energy website Language: pt MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain; charset=UTF-8 Content-Transfer-Encoding: 8bit X-Generator: POEditor.com
Como alternativa à utilização dos Combinadores de Bateria, as outras opções podem incluir mais funções de controlo e configuração, especialmente para proteger os alternadores não regulados contra o sobreaquecimento e as baterias de lítio contra o (des)carregamento excessivo. Para combinar as baterias de chumbo-ácido, é possível considerar os carregadores CC-CC. As opções para as baterias de serviço de lítio incluem carregadores CC-CC, baterias de lítio especiais (que podem ser ligadas a um BMS) ou produtos Smart BMS integrais.
Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja os nossos carregadores CC-CC Consulte as nossas opções BMS (inteligentes)Battery management systems take excellent care of Lithium batteries, protecting the individual cells of LiFePO4 batteries against over voltage, under voltage and over temperature and will shut down or reduce charging (VE.Bus products only) or disconnect the loads when this occurs.
Victron Energy offers several BMS options, in general the VE.Bus BMS and smallBMS signal separate devices to disconnect the charging (Cyrix-Li, DC-DC chargers) or disconnect the loads (BatteryProtect), the other (Smart) BMS versions are designed for vehicles or boats and offer more ‘all-in one’ functionalities.
Veja todos os nossos Sistemas de Gestão de BateriasO monitor é como um «medidor de combustível» para a sua bateria. Regista a quantidade de energia consumida e carregada. O monitor de bateria calcula o estado da carga, a capacidade restante e o tempo até esvaziar. A tensão não proporciona uma indicação precisa sobre a disponibilidade da bateria (especialmente quando não está sob carga). Um monitor de bateria faz isso.
Os monitores de bateria Victron Energy mantêm um registo dos dados históricos, como o número de ciclos de carregamento, a descarga mais profunda ou a tensão mais alta e mais baixa, entre outros. Vão alertá-lo para condições críticas como baixa tensão ou carga reduzida e pode até desligar a fonte de alimentação para evitar danos dispendiosos na bateria ou então ligar um gerador.
A Victron oferece monitores de bateria com ou sem ecrã, as versões Smart permitem monitorizar os dados detalhados e ajustar as definições na aplicação VictronConnect gratuita. Veja todos os nossos Monitores de Bateria
O BatteryProtect desliga a bateria das cargas não essenciais antes de atingir um nível inferior ao predefinido (uma descarga completa pode danificá-la) ou antes de ficar com uma potência insuficiente para arrancar um motor.
Um BatteryProtect da Victron Energy tem mais para oferecer. Os atrasos do desligamento integrados asseguram que os componentes eletrónicos vitais não são desconectados por erro, ou seja, quando a ignição do motor provoca uma queda breve da tensão. Também volta a ligar automaticamente todas as cargas quando a bateria estiver suficientemente carregada.
O BatteryProtect inclui um interruptor remoto, para ser ligado/desligado através de um BMS ou interruptor. A versão Smart pode ser programada com a aplicação VictronConnect.
O Victron Energy Cerbo GX é o centro de comunicação para a instalação dos seus sistemas, permitindo sempre um controlo perfeito em qualquer lugar e a otimização do seu desempenho. O GX Touch 50 opcional complementa o Cerbo GX e, como ecrã tátil de 5”, proporciona um resumo do sistema e permite ajustar as definições rapidamente.
Monitoriza imediatamente o estado da carga da bateria, o consumo de energia, a recolha de energia de PV, o gerador e as redes elétricas ou comprova os níveis nos depósitos e as medições da temperatura. Controle facilmente o limite de corrente de entrada da energia auxiliar, o arranque / paragem (automática) dos gerador(es) ou até definir períodos de inatividade para evitar o arranque do gerador durante a noite. Modifique qualquer definição para otimizar o sistema, seguir os alertas, executar as verificações de diagnóstico e resolver os desafios remotamente com o portal gratuito Gestão Remota Victron (VRM).
O Cerbo GX é um sistema visual intuitivo e transforma qualquer desafio de potência numa experiência sem esforço. Realize simplesmente a ligação através do portal de Gestão Remota Victron (VRM) ou aceda diretamente com o ecrã GX Touch opcional, um Ecrã Multifunções ou a aplicação VictronConnect, graças à sua função adicional de «bluetooth».
Os conversores CC-CC ou os carregadores de bateria para bateria (conversores com algoritmos de carga incorporados) são utilizados em sistemas de bateria dupla, em que o alternador (inteligente) e a bateria de arranque são combinados com a bateria de serviço (de tensões iguais ou diferentes) para o seu carregamento. Também podem ser utilizados para carregar aplicações com baterias dedicadas (por exemplo, lemes de proa) ou para aplicações energéticas com uma tensão diferente da do banco de baterias de serviço.
A maior parte dos carregadores CC-CC pode ser utilizada em sistemas de 12 V ou 24 V e todos são adequados para baterias de chumbo-ácido e lítio. Alguns modelos de carregador CC-CC podem ser ligados em paralelo para aumentar a corrente de saída. Os carregadores CC-CC são uma solução perfeita e segura para carregar bancos de baterias de lítio a partir de alternadores inteligentes (e baterias de chumbo-ácido com essa finalidade).
Carregar baterias de lítio a partir do alternador
A maioria dos alternadores não pode ser ligada diretamente a baterias de lítio. Uma bateria de lítio consume mais corrente que a alimentação proporcionada pelo alternador, o que pode danificá-lo permanentemente. Para não danificar o alternador, a limitação de corrente é uma das opções para continuar na zona segura respetiva.
A Victron oferece várias soluções para resolver este problema, entre as quais se encontra um conversor CC-CC:
O equipamento de corrente contínua (CC) foi concebido para funcionar diretamente com a energia proveniente do banco de baterias (corrente contínua). Especialmente os veículos e os barcos podem ter (muito) equipamento CC a bordo (como painéis de controlo, luzes, equipamento de navegação, piloto automático, sondas de profundidade, etc.).
Alguns sistemas autónomos («off-grid») menores podem funcionar apenas em CC, com luzes de 12 V, televisores ou frigoríficos. Os sistemas maiores podem combinar consumidores de CA e CC.
Em qualquer caso, é importante proteger a bateria contra a descarga excessiva, pois este Victron disponibiliza a função BatteryProtect.
O Victron Energy Cerbo GX é o centro de comunicação para a instalação dos seus sistemas, permitindo sempre um controlo perfeito em qualquer lugar e a otimização do seu desempenho. O GX Touch 50 opcional complementa o Cerbo GX e, como ecrã tátil de 5”, proporciona um resumo do sistema e permite ajustar as definições rapidamente.
Monitoriza imediatamente o estado da carga da bateria, o consumo de energia, a recolha de energia de PV, o gerador e as redes elétricas ou comprova os níveis nos depósitos e as medições da temperatura. Controle facilmente o limite de corrente de entrada da energia auxiliar, o arranque / paragem (automática) dos gerador(es) ou até definir períodos de inatividade para evitar o arranque do gerador durante a noite. Modifique qualquer definição para otimizar o sistema, seguir os alertas, executar as verificações de diagnóstico e resolver os desafios remotamente com o portal gratuito Gestão Remota Victron (VRM).
O Cerbo GX é um sistema visual intuitivo e transforma qualquer desafio de potência numa experiência sem esforço. Realize simplesmente a ligação através do portal de Gestão Remota Victron (VRM) ou aceda diretamente com o ecrã GX Touch opcional, um Ecrã Multifunções ou a aplicação VictronConnect, graças à sua função adicional de «bluetooth».
Os inversores/carregadores convertem a energia CC das baterias em energia CA, para alimentar em segurança os aparelhos ou as ferramentas de grande dimensão com 230 V (ou 110 V noutros mercados). O carregador integrado utiliza energia da rede elétrica, auxiliar ou do gerador, aplicando os melhores algoritmos de carga adaptável em baterias de qualquer tipo.
Todos os conversores/carregadores de energia da Victron são desenvolvidos para um serviço profissional, usufruem de uma reputação de extrema resistência e são construídos com décadas de experiência no terreno, sob as condições mais exigentes. Os nossos inversores/carregadores extremamente resistentes são a melhor escolha quando for necessário inverter e carregar a partir de entradas CA (como a energia auxiliar ou de geradores). As opções de conectividade e a profundidade das definições de configuração permitem superar os desafios mais exigentes.
Os conversores/carregadores de energia da Victron são fornecidos com várias funções fantásticas:
A nossa ampla gama de modelos facilita a correspondência eficiente entre o inversor/carregador adequado e as necessidades. Os modelos compactos estão disponíveis para as restrições de espaço. Os modelos maiores conseguem alimentar aparelhos industriais e proporcionar uma potência praticamente ilimitada num funcionamento em paralelo ou trifásico. Veja todos os nossos inversores/carregadores
A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.
A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.
Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).
|
|
A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.
A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.
Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).
|
|
A energia auxiliar é utilizada para recarregar as baterias e/ou ligar equipamento CA de grande dimensão.
Por vezes, a energia auxiliar é tudo menos perfeita. Pode apresentar quedas de tensão ou então a ocorrência de picos de tensão, que danificam o equipamento sensível a bordo. Os inversores da Victron Energy eliminam estes problemas, tornando positiva uma eletricidade negativa.
Frequentemente, a energia auxiliar é limitada na capacidade de consumo, ou seja, apenas 10 A, sem quaisquer pontos nominais superiores disponíveis. Os conversores/carregadores da Victron Energy permitem definir uma corrente máxima da energia auxiliar e ainda ligar equipamento de classificação nominal superior sem disparar um fusível: graças ao PowerAssist, a alimentação das baterias é adicionada sem problemas à entrada de CA, eliminando automaticamente a distância entre a oferta e a procura.
São necessárias baterias de arranque para ligar o(s) motor(es). Estas baterias foram projetadas para suportar uma elevada corrente de descarga e usufruir de uma tecnologia diferente em comparação com as baterias de serviço. Para evitar a descarga acidental da bateria do motor de arranque, esta deve ser sempre isolada das baterias de serviço. A Victron Energy oferece várias soluções para diferentes sistemas.
A Victron Energy disponibiliza diversos Combinadores de Bateria. Estão igualmente disponíveis formas mais abrangentes de ligar com segurança a bateria de arranque e de serviço, incluindo a ligação de um Combinador de Bateria a um BMS, a produtos Smart BMS integrais ou a carregadores CC-CC. Estas opções podem oferecer mais funções de controlo e configuração, especialmente para proteger os alternadores não regulados contra o sobreaquecimento e as baterias de lítio contra o (des)carregamento excessivo.
Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todas as nossas opções BMS (Smart)Todos os produtos inteligentes da Victron Energy podem ser monitorizados e controlados a partir da palma da sua mão. Basta ligar a aplicação VictronConnect através de «Bluetooth» e terá acesso direto aos dados de desempenho do sistema. Também pode alterar facilmente as definições, ligar ou desligar dispositivos e muito mais.
Os dispositivos não inteligentes com uma porta VE.Direct também podem tornar-se inteligentes, mediante a utilização do VE.Direct Bluetooth Smart dongle
Também é possível monitorizar e controlar o seu sistema remotamente. A funcionalidade VictronConnect Remote possibilita o acesso remoto a produtos Victron com «interface» VE.Direct através de um produto GX e recorrendo ao portal «online» VRM. Esta funcionalidade poderosa permite a configuração e monitorização total de um produto a partir de praticamente qualquer ponto no planeta, através da aplicação VictronConnect. A experiência do utilizador é exatamente igual à dos produtos que se encontram ligados localmente por «Bluetooth» ou através de uma «interface» por cabo VE.Direct para USB.
Veja o que a aplicação VictronConnect pode fazer Veja os nossos dispositivos GXA nossa rede global consolidada de Profissionais Victron quer ajudá-lo a encontrar uma solução ótima para o seu desafio.
A Victron considera essencial que os clientes recebam o serviço e a assistência de uma forma rápida e competente. É por isto que a nossa rede global de Profissionais Victron possui o mais elevado nível de conhecimento técnico e assumiu o compromisso de realizar as reparações o mais rápido possível.
Assim pode começar ou prosseguir a sua viagem, independentemente do destino.