Uma comparação no mundo real dos módulos de PV Mono, Poly, PERC e Dual.
* This is a field test and the results are specific for this installation on this location please research which is the best solution for your own situation as the results can be different based on environmental influences.
Total solar yield as of 27/03/2023 when the results were reset:
Mono: 9158 kWh
Split-cell: 9511 kWh
Poly: 9113 kWh
Perc: 9471 kWh
Perc-east: 1970 kWh
Perc-west: 1730 kWh
Para entregar os seus produtos refrigerados ou congelados, vai precisar de uma solução de energia simples que lhe permita manter os olhos na estrada, conservando os alimentos perfeitamente refrigerados para o consumo. Cada vez mais cidades exigem agora que os motores sejam desligados quando estão estacionados, algumas cidades proíbem mesmo a utilização de geradores ruidosos nos seus centros. A opção de espera elétrica proporcionada por muitos fabricantes é a solução aqui. Quando o motor estiver desligado, a bateria de serviço alimenta o equipamento frigorífico para manter os produtos frescos.
Os componentes do sistema modular Victron Energy permitem que os profissionais de climatização criem um sistema completo que se adapte exatamente às especificações e ao orçamento necessários. A vantagem de trabalhar apenas com uma marca significa ter apenas um contacto definido para as atualizações ou para resolver os raros problemas que possam surgir. A rede global de profissionais da Victron Energy tem mais de 45 anos de experiência e está preparada e disponível e consegue traduzir os seus desafios em soluções sólidas que colocam o poder do conhecimento do seu lado.
Dependendo do volume a arrefecer, os fabricantes de equipamentos de refrigeração oferecem diferentes opções. As carrinhas pequenas podem confiar em equipamento de refrigeração no modo de espera elétrico que se baseia na refrigeração alimentada por CC (12/24 V). Os camiões ou reboques de maiores dimensões precisam de uma refrigeração em espera com base CA (110/230 V), devido a complicações na cablagem que vêm com estes consumidores de energia elevada.
Por enquanto, vamos supor que estamos a projetar um sistema de refrigeração CC de dimensão média baseado na carrinha Mercedes Sprinter.
O consumo diário de energia é calculado com a soma de todos os consumidores X durante a sua utilização diária: 750 W x 2,5 h a funcionar no modo de espera a partir da bateria. Adicione todos os «watts» dos consumidores utilizados em simultâneo para calcular o pico de potência necessário.
Encontre as explicações para algumas das principais considerações do projeto e clique nas perguntas para obter as recomendações dos nossos engenheiros.
Supere todos os desafios ao combinar alternadores (inteligentes), baterias de arranque e de serviço (lítio ou chumbo-ácido) com nossa ampla seleção de carregadores CC-CC, combinadores de bateria ou produtos Smart BMS. As nossas soluções foram criadas especialmente para veículos e garantem que as baterias de serviço de chumbo-ácido e de lítio podem ser (des)carregadas corretamente, sem danificar o(s) alternador(es) (inteligente(s) ou as próprias baterias.
Limitar a corrente de dois alternadores de dimensões diferentes para não exceder a corrente de carga máxima da bateria de lítio.
Graças às características de carregamento rápido do lítio, a bateria de lítio selecionada tem uma corrente de carga contínua recomendada de 100 A (máx. 400 A, mas devido à vida útil do ciclo, recomendam-se 100 A, de acordo com a ficha de dados). Os engenheiros da Mercedes recomendam não extrair mais de uma corrente de carga contínua de 50 % do alternador inteligente de 80 A, que depois fornece 40 A em segurança, insuficientes para beneficiar de todo o potencial de corrente de carga da bateria. O único alternador de elevada potência disponível que equipava o motor em particular era não regulado, com um valor nominal de 180 A. Novamente, utilizar apenas 50 % continuamente para não sobrecarregar o segundo alternador proporciona a capacidade de carga total a 130 A, suficientes para carregar a bateria de arranque e a bateria de serviço em simultâneo.
O alternador do motor: 40 A (80 A/2)
O segundo alternador: 90 A (180 A/2)
Capacidade total de carga segura: 130 A
Para garantir que a corrente de carga recomendada da bateria de lítio (100 A) e dos alternadores não é excedida, é necessário aplicar a Limitação de Corrente.
2x Orion-Tr 12/12-18: Para carregar a bateria de serviço com o alternador «standard» dos motores, este carregador CC-CC de «bateria para bateria» profissional requer uma corrente de carga segura do alternador inteligente. Na verdade, os dois Orions estão ligados em paralelo para cumprir a corrente de carga de 40 A, fornecida diretamente à bateria de serviço através do Limitador de Corrente do BMS Smart.
Para atingir o potencial máximo da carga sem o exceder, a corrente de ambos os alternadores também tem de ser obtida nos intervalos seguros da bateria (limite de corrente necessário):
Sistema de Gestão da Bateria BMS 12/200: para limitar a corrente de carga total (também do alternador de elevada potência) e para proteger a bateria de lítio contra uma (des)carga excessiva, esta solução compacta e sólida é a escolha perfeita para sistemas com uma carga até 200 A. O dispositivo é formado por um sistema de Gestão da Bateria, Limitador de Corrente, Combinador de Baterias e BatteryProtect. Este gere e carrega a bateria de lítio de uma forma rápida e eficiente. Limita a corrente de carga à zona segura das especificações de saída do alternador, de modo a evitar o sobreaquecimento ou o desgaste prematuro do alternador e prevenir a descarga em excesso da bateria.
De que forma as considerações na conceção do sistema se traduzem num sistema sólido?
Os veículos e os barcos estão equipados com motores que geram a potência motriz, mas que também produzem energia elétrica através de alternadores. Os alternadores geram energia elétrica com corrente contínua (CC) a partir da energia mecânica, sendo utilizada para armazenar a energia diretamente no banco de baterias ou no equipamento de corrente contínua (CC).
Os motores pequenos geralmente têm alternadores pequenos, os motores maiores geralmente têm alternadores maiores e, por vezes, estão mesmo equipados com alternadores de elevado rendimento (extra) para aumentar a produção. Os veículos, especialmente com motores Euro 4/5, podem incluir alternadores inteligentes (de tensão variável) que controlam a saída segundo as condições operacionais do veículo. Isto faz com que não seja possível carregar um sistema da bateria secundária com um nível utilizável. As baterias de serviço de lítio podem sobrecarregar o alternador do motor, que provavelmente precisa ser protegido contra o sobreaquecimento ou o desgaste prematura.
Independentemente do alternador do motor ou da bateria de serviço, a Victron Energy oferece várias soluções para ligar de forma segura qualquer alternador a qualquer banco de baterias, sem danificar o alternador inteligente, nem as baterias. Consulte as nossas fichas técnicas para obter mais informação. Consulte também a documentação do fabricante para ver qual a potência que o alternador pode proporcionar. Com os bancos de serviço de lítio e os alternadores convencionais ou inteligentes, recomendamos calcular com 50 % a especificação de saída do alternador, para não sobrecarregar o alternador.
Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todas as nossas opções BMS (Smart)Battery management systems take excellent care of Lithium batteries, protecting the individual cells of LiFePO4 batteries against over voltage, under voltage and over temperature and will shut down or reduce charging (VE.Bus products only) or disconnect the loads when this occurs.
Victron Energy offers several BMS options, in general the VE.Bus BMS and smallBMS signal separate devices to disconnect the charging (Cyrix-Li, DC-DC chargers) or disconnect the loads (BatteryProtect), the other (Smart) BMS versions are designed for vehicles or boats and offer more ‘all-in one’ functionalities.
Veja todos os nossos Sistemas de Gestão de BateriasO monitor é como um «medidor de combustível» para a sua bateria. Regista a quantidade de energia consumida e carregada. O monitor de bateria calcula o estado da carga, a capacidade restante e o tempo até esvaziar. A tensão não proporciona uma indicação precisa sobre a disponibilidade da bateria (especialmente quando não está sob carga). Um monitor de bateria faz isso.
Os monitores de bateria Victron Energy mantêm um registo dos dados históricos, como o número de ciclos de carregamento, a descarga mais profunda ou a tensão mais alta e mais baixa, entre outros. Vão alertá-lo para condições críticas como baixa tensão ou carga reduzida e pode até desligar a fonte de alimentação para evitar danos dispendiosos na bateria ou então ligar um gerador.
A Victron oferece monitores de bateria com ou sem ecrã, as versões Smart permitem monitorizar os dados detalhados e ajustar as definições na aplicação VictronConnect gratuita. Veja todos os nossos Monitores de Bateria
O BatteryProtect desliga a bateria das cargas não essenciais antes de atingir um nível inferior ao predefinido (uma descarga completa pode danificá-la) ou antes de ficar com uma potência insuficiente para arrancar um motor.
Um BatteryProtect da Victron Energy tem mais para oferecer. Os atrasos do desligamento integrados asseguram que os componentes eletrónicos vitais não são desconectados por erro, ou seja, quando a ignição do motor provoca uma queda breve da tensão. Também volta a ligar automaticamente todas as cargas quando a bateria estiver suficientemente carregada.
O BatteryProtect inclui um interruptor remoto, para ser ligado/desligado através de um BMS ou interruptor. A versão Smart pode ser programada com a aplicação VictronConnect.
Os conversores CC-CC ou os carregadores de bateria para bateria (conversores com algoritmos de carga incorporados) são utilizados em sistemas de bateria dupla, em que o alternador (inteligente) e a bateria de arranque são combinados com a bateria de serviço (de tensões iguais ou diferentes) para o seu carregamento. Também podem ser utilizados para carregar aplicações com baterias dedicadas (por exemplo, lemes de proa) ou para aplicações energéticas com uma tensão diferente da do banco de baterias de serviço.
A maior parte dos carregadores CC-CC pode ser utilizada em sistemas de 12 V ou 24 V e todos são adequados para baterias de chumbo-ácido e lítio. Alguns modelos de carregador CC-CC podem ser ligados em paralelo para aumentar a corrente de saída. Os carregadores CC-CC são uma solução perfeita e segura para carregar bancos de baterias de lítio a partir de alternadores inteligentes (e baterias de chumbo-ácido com essa finalidade).
Carregar baterias de lítio a partir do alternador
A maioria dos alternadores não pode ser ligada diretamente a baterias de lítio. Uma bateria de lítio consume mais corrente que a alimentação proporcionada pelo alternador, o que pode danificá-lo permanentemente. Para não danificar o alternador, a limitação de corrente é uma das opções para continuar na zona segura respetiva.
A Victron oferece várias soluções para resolver este problema, entre as quais se encontra um conversor CC-CC:
O equipamento de corrente contínua (CC) foi concebido para funcionar diretamente com a energia proveniente do banco de baterias (corrente contínua). Especialmente os veículos e os barcos podem ter (muito) equipamento CC a bordo (como painéis de controlo, luzes, equipamento de navegação, piloto automático, sondas de profundidade, etc.).
Alguns sistemas autónomos («off-grid») menores podem funcionar apenas em CC, com luzes de 12 V, televisores ou frigoríficos. Os sistemas maiores podem combinar consumidores de CA e CC.
Em qualquer caso, é importante proteger a bateria contra a descarga excessiva, pois este Victron disponibiliza a função BatteryProtect.
A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.
A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.
Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).
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A bateria de serviço armazena energia para os consumidores do sistema, proporciona energia autónoma especialmente para aqueles momentos em que as fontes de alimentação de entrada não estão (totalmente) disponíveis.
A Victron Energy oferece várias tecnologias de bateria, todas concebidas para um desempenho profissional, fiabilidade e vida útil prolongada nos ambientes mais exigentes. São fornecidas com uma garantia mundial de dois anos e as fichas técnicas oferecem uma imagem precisa do desempenho e dos ciclos de vida útil previstos, o que significa que não há surpresas de investimento.
Embora haja várias tecnologias, a principal escolha é entre chumbo-ácido e lítio, que depende principalmente das expectativas de desempenho, do custo por ciclo e dos aspetos físicos (tamanho/peso).
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São necessárias baterias de arranque para ligar o(s) motor(es). Estas baterias foram projetadas para suportar uma elevada corrente de descarga e usufruir de uma tecnologia diferente em comparação com as baterias de serviço. Para evitar a descarga acidental da bateria do motor de arranque, esta deve ser sempre isolada das baterias de serviço. A Victron Energy oferece várias soluções para diferentes sistemas.
A Victron Energy disponibiliza diversos Combinadores de Bateria. Estão igualmente disponíveis formas mais abrangentes de ligar com segurança a bateria de arranque e de serviço, incluindo a ligação de um Combinador de Bateria a um BMS, a produtos Smart BMS integrais ou a carregadores CC-CC. Estas opções podem oferecer mais funções de controlo e configuração, especialmente para proteger os alternadores não regulados contra o sobreaquecimento e as baterias de lítio contra o (des)carregamento excessivo.
Veja todos os nossos Combinadores de Bateria Veja todos os nossos carregadores CC-CC Veja todas as nossas opções BMS (Smart)Todos os produtos inteligentes da Victron Energy podem ser monitorizados e controlados a partir da palma da sua mão. Basta ligar a aplicação VictronConnect através de «Bluetooth» e terá acesso direto aos dados de desempenho do sistema. Também pode alterar facilmente as definições, ligar ou desligar dispositivos e muito mais.
Os dispositivos não inteligentes com uma porta VE.Direct também podem tornar-se inteligentes, mediante a utilização do VE.Direct Bluetooth Smart dongle
Também é possível monitorizar e controlar o seu sistema remotamente. A funcionalidade VictronConnect Remote possibilita o acesso remoto a produtos Victron com «interface» VE.Direct através de um produto GX e recorrendo ao portal «online» VRM. Esta funcionalidade poderosa permite a configuração e monitorização total de um produto a partir de praticamente qualquer ponto no planeta, através da aplicação VictronConnect. A experiência do utilizador é exatamente igual à dos produtos que se encontram ligados localmente por «Bluetooth» ou através de uma «interface» por cabo VE.Direct para USB.
Veja o que a aplicação VictronConnect pode fazer Veja os nossos dispositivos GXA nossa rede global consolidada de Profissionais Victron quer ajudá-lo a encontrar uma solução ótima para o seu desafio.
A Victron considera essencial que os clientes recebam o serviço e a assistência de uma forma rápida e competente. É por isto que a nossa rede global de Profissionais Victron possui o mais elevado nível de conhecimento técnico e assumiu o compromisso de realizar as reparações o mais rápido possível.
Assim pode começar ou prosseguir a sua viagem, independentemente do destino.