Teste de campo: módulos PV

Uma comparação no mundo real dos módulos de PV Mono, Poly, PERC e Dual.

Rendimento solar ótimo: --
S
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S
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Roménia
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Data de instalação: 09-03-2020
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Irradiância

* This is a field test and the results are specific for this installation on this location please research which is the best solution for your own situation as the results can be different based on environmental influences.

Total solar yield as of 27/03/2023 when the results were reset:
Mono: 9158 kWh
Split-cell: 9511 kWh
Poly: 9113 kWh
Perc: 9471 kWh
Perc-east: 1970 kWh
Perc-west: 1730 kWh

Iate à vela

Desfrute do Silêncio

Dominar o poder do vento converte a navegação numa experiência inesquecível. Tudo o que quer ouvir é o som do vento a soprar e as ondas a romper-se. Mas qual é a melhor maneira de alimentar a eletrónica de bordo quando o motor e o gerador estiverem desligados? A Victron combina a armazenagem de energia e a geração solar para proporcionar toda a eletricidade de que precisa. Em silêncio absoluto.

De quanto energia precisa para a sua viagem?

Esteja a velejar durante o fim de semana ou a planear uma viagem à volta do mundo, é bem provável que a mesma solução Victron seja a adequada para ambas as situações. É o nível de conforto que realmente determina a solução ótima a bordo. Com a Victron, você pode concretizar praticamente quaisquer planos, mas, como exemplo, ilustrámos perfis de potência «normais» e «intensos» para iates à vela «médios».

Vamos olhar para o seu Plano de Energia Ótima.

Consumo

Precisa de mais?

Um iate à vela moderno está equipado com imenso equipamento elétrico. A maior parte dos dispositivos usados para controlar a embarcação usam CC, mas os aparelhos de maiores dimensões (eletrodomésticos) precisam de CA. Para estimar o consumo de energia, muitos apenas somam os «watts». O tempo também é importante. Um micro-ondas pode usar 1000 W, mas apenas durante 2 min. Um frigorífico pode consumir apenas 50 W, mas está ligado 24 horas por dia.

Para efeitos ilustrativos, descrevemos dois exemplos de sistema com base numa utilização «normal» e «intensa».

1,2 - 2,4 kWh/dia

Consumo energético «Normal» e «Intenso».Ler mais

Ler mais

Exemplo 1

O micro-ondas utiliza 1000 W por hora, mas apenas durante 2 min por dia.
1000 W / 60 x 2 = 0,03 kWh / 2 min

Exemplo 2

O frigorífico utiliza 50 W por hora, mas está ligado durante todo o dia (na verdade, arrefecimento ½ por dia).
50 W x 24 h/2 = 0,6 kWh / dia

Armazenagem e conversão

Quanta energia deve ser armazenada?

Armazenar energia permite-lhe usar a eletricidade do cais no mar ou usar à noite a energia solar recolhida durante o dia. O inversor vai converter a energia acumulada em 230 V. Os iates à vela tipicamente experimentam intervalos longos entre as recargas de bateria, de modo que a bateria doméstica deve ter uma capacidade generosa. Como regra geral, calculamos 48 h a bordo sem energia do cais / motor / gerador / solar. Multiplique o consumo diário pelos dias para uma independência acrescida.

x 2

A capacidade de armazenagem de uma bateria de lítio deve ser o dobro do consumo energético diário.

x 4

Devido à sua descarga ±50 % menor, a capacidade de armazenagem de uma bateria de chumbo-ácido deve ser o quádruplo do consumo energético diário.

Conversão

O inversor deve ser dimensionado para controlar continuamente a carga média e deve igualar a corrente do pico de potência previsto, algo que os nossos inversores fazem muito bem (em média, duas vezes a sua corrente contínua).

Geração

De onde vem a energia?

Toda a energia deve ser criada antes de a poder utilizar. A Victron permite-lhe combinar uma gama ampla de opções. Primeiro, tem a energia do cais na marina. Pode ser limitado a alguns amperes, mas basta ligar. Durante a navegação pode usar um alternador (adicional) no motor do barco. Os iates maiores usam geradores consulte o nosso outro exemplo. Contudo, o ruído arruína a diversão da vela. Por fim, pode utilizar painéis solares para obter uma energia grátis.

Fontes de energia.

Inversor/carregador
20A - 30A
Alternador
70A - 90A
Solar
160W - 200W

Perfil de potência

Perfis de energia Normal e Intenso em kWh, com base no consumo energético diário, que deve estar em equilíbrio com a geração.

As baterias de armazenagem em Ah duplicam a capacidade com os produtos de chumbo-ácido.

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Diagrama do sistema

para um sistema baseado em baterias de lítio e ácido-chumbo

De que forma as considerações na conceção do sistema se traduzem num sistema sólido?

Bateria de serviço
A carregar

Módulos GX 4G

Um módulo GX 4G adiciona conectividade móvel à Internet ao seu sistema Victron Energy. Quando o sistema estiver ao alcance de uma rede 4G, envia os dados para o «site» VRM e pode monitorizar o sistema a partir do seu «smartphone». O módulo adiciona seguimento GPS, registando as suas viagens e colocando uma cerca geográfica em redor da instalação. Você vai receber um alerta por correio eletrónico quando o sistema sair da área da cerca geográfica.

A Victron Energy oferece diversos módulos 4 G e o «modem» GlobalLink 520, que funciona sem taxas ou subscrições mensais, nos primeiros cinco anos e nos módulos 4G. Consulte os nossos «modems» 4G Consulte o nosso GlobalLink 520

AC devices

You’ll want to bring small devices on board for your trip. Or use household appliances like a microwave. These usually run of an AC outlet. Think of:

  • Phone charger
  • Laptop
  • Television
  • Refrigerator
  • Microwave

Being able to plug-in these device saves you the trouble of finding a DC version.

Boat engines

Sailing yachts have one or two diesel engines (Catamarans) to get from harbour to horizon. The engines come with alternators to charge the engine batteries, drive fuel pumps, etc.

Once the starter batteries are recharged, the engines can also power the boat electrics and recharge the house battery. On bigger yachts you’ll find power hungry DC equipment such as anchor windlasses and bow thrusters. The engines have to be running before you can use them.

BatteryProtect

Discharging your battery too far will damage it. Adding a Victron BatteryProtect will disconnect the boat’s electronics when the battery voltage drops below a pre-set level. It will also automatically reconnect everything when the battery is sufficiently recharged.

There is more to a Victron BatteryProtect. The built-in shutdown delay ensures that vital electronics aren’t disconnected in error, i.e. when starting the engine causes a short drop in battery voltage.

Battery Management Systems

Battery management systems take excellent care of Lithium batteries, protecting the individual cells of LiFePO4 batteries against over voltage, under voltage and over temperature and will shut down or reduce charging (VE.Bus products only) or disconnect the loads when this occurs.

Victron Energy offers several BMS options, in general the VE.Bus BMS and smallBMS signal separate devices to disconnect the charging (Inverter/Chargers, Cyrix-Li, DC-DC chargers) or disconnect the loads (BatteryProtect, Inverter/Charger), the modular Lynx distribution system features the Lynx BMS and other modules for more control over the DC busbar. For vehicles and boats all-in-one functionalities are available in the Smart BMS versions for Victron Lithium batteries, but also include current limiting to protect the alternator from overheating and BatteryProtect-like functionality to shut down the loads when pre-set critical battery conditions are met.

Victron Energy also offers full flexibility when it comes to selecting a third-party off-grid battery bank (and their BMS) of choice. A large number of well supported Lithium battery manufacturers can be easily integrated through the use of a mandatory GX-device. This flexibility enables our customers to perfectly match their off-grid needs for their unique power situation. When working with unsupported brands, a Victron Energy Battery Monitor is required to pass on accurate state of charge readings to the wider system.

Veja todos os nossos Sistemas de Gestão de Baterias

Monitores de bateria

O monitor é como um «medidor de combustível» para a sua bateria. Regista a quantidade de energia consumida e carregada. O monitor de bateria calcula o estado da carga, a capacidade restante e o tempo até esvaziar. A tensão não proporciona uma indicação precisa sobre a disponibilidade da bateria (especialmente quando não está sob carga). Um monitor de bateria faz isso.

Os monitores de bateria Victron Energy mantêm um registo dos dados históricos, como o número de ciclos de carregamento, a descarga mais profunda ou a tensão mais alta e mais baixa, entre outros. Vão alertá-lo para condições críticas como baixa tensão ou carga reduzida e pode até desligar a fonte de alimentação para evitar danos dispendiosos na bateria ou então ligar um gerador.

A Victron oferece monitores de bateria com ou sem ecrã, as versões Smart permitem monitorizar os dados detalhados e ajustar as definições na aplicação VictronConnect gratuita.

A maioria dos sistemas de lítio requer um sistema de gestão da bateria, que pode proporcionar informações sobre a mesma ao sistema mais amplo. Neste percurso, um Monitor de Baterias pode tornar-se redundante. Consulte «Sistema de Gestão de Baterias» para obter mais informação. Veja todos os nossos Monitores de Bateria

BatteryCombiner

The Cyrix BatteryCombiner is the only safe way to connect the house battery to the starter battery (to start your boat’s engines). With a BatteryCombiner you can charge the house battery from the alternator without running the risk of draining the starter battery (which always should be ready to go). When other sources of power are available (eg. shore/solar/generator power), the Cyrix BatteryCombiner will allow bi-directional charging from the house battery to the starter battery.

When the Voltages of the starter and house batteries are the same, use a Cyrix: its current rating should be equal or bigger than the current rating of the alternator. If the house battery is Lithium and the alternators Amperage is smaller than the house battery, or when the Voltages of the starter and house battery are different: use a Orion or Buck-Boost.

Boat Network

Keeping grips on all the systems on board can be a hassle. The solution: tie everything together in a single boat network using NMEA communication standards. Your boat network can include navigation equipment, tank senders, battery monitoring and much more. The status information can trigger alarms and shutdowns, adding to the safety on board. The Cerbo GX now supports the NMEA2000 out protocol, allowing you to monitor your boat’s network of systems from wherever you are.

BMS 12/200

The BMS 12/200 is a dedicated battery management system (BMS) that protects Victron Smart 12,8V LFP batteries against deep discharges, overcharging and high temperatures with up to 200 Amps maximum DC current. When critical values are exceeded, the BMS acts immediately: loads are disconnected physically in case of a deep discharge and charging is stopped when there is a risk of overcharging. High temperatures trigger an immediate end to both charging and discharging.

This is the only BMS that can be directly connected to an alternator, protecting them from overload/overheating. This works with a combination of an AB fuse (rated in accordance with the expected max load current of the alternator) and an internal programmable input (which limits the input current electronically to 80% of the AB fuse).

Please check your manufacturer for the maximum charging current of your alternator and size AB fuses of the BMS 12/200 accordingly, see manual.

When different Lithium batteries & higher voltages are used, other solutions are needed, such as the VE.bus BMS and Lynx Ion BMS.

See our bigger boat types to see a bigger Lithium system and BMS See more info on alternator charging Lithium (and not blow them up)

Boat Electronics

A sailing yacht is home to several electronic devices. These are all connected to the house battery. Think of:

  • Boat control panel
  • Log/depth sounder
  • Chart-plotter or GPS
  • Navtex
  • Auto pilot
  • VHF Radio
  • Navigation lights
  • Pumps
  • Windlass
  • Bow thruster
  • Fridge
  • Interior lighting
  • Music player

Cerbo GX

The Victron Cerbo GX is the communication-centre of your boat’s installation, allowing you to always have perfect control from wherever you are and maximises its performance. Simply connect through our Victron Remote Management (VRM) portal, or access directly, using the optional GX Touch 50 screen, a Multi Functional Display or our VictronConnect app thanks to its added Bluetooth capability.

The Victron Cerbo GX is an easy to use visual system. Instantly monitor the battery state of charge, power consumption, power harvest from PV, generator, and mains, or check tank levels and temperature measurements. Easily control the shore power input current limit, (auto)start/stop generator(s) or even set quiet periods to avoid starting the generator in the middle of the night. Change any setting to optimise the system, follow up on alerts, perform diagnostic checks and resolve challenges remotely. The Cerbo GX turns any power challenge into an effortless experience.

Carregadores CC-CC

Os conversores CC-CC ou os carregadores de bateria para bateria (conversores com algoritmos de carga incorporados) são utilizados em sistemas de bateria dupla, em que o alternador (inteligente) e a bateria de arranque são combinados com a bateria de serviço (de tensões iguais ou diferentes) para o seu carregamento. Também podem ser utilizados para carregar aplicações com baterias dedicadas (por exemplo, lemes de proa) ou para aplicações energéticas com uma tensão diferente da do banco de baterias de serviço.

A maior parte dos carregadores CC-CC pode ser utilizada em sistemas de 12 V ou 24 V e todos são adequados para baterias de chumbo-ácido e lítio. Alguns modelos de carregador CC-CC podem ser ligados em paralelo para aumentar a corrente de saída. Os carregadores CC-CC são uma solução perfeita e segura para carregar bancos de baterias de lítio a partir de alternadores inteligentes (e baterias de chumbo-ácido com essa finalidade).

Carregar baterias de lítio a partir do alternador
A maioria dos alternadores não pode ser ligada diretamente a baterias de lítio. Uma bateria de lítio consume mais corrente que a alimentação proporcionada pelo alternador, o que pode danificá-lo permanentemente. Para não danificar o alternador, a limitação de corrente é uma das opções para continuar na zona segura respetiva.

A Victron oferece várias soluções para resolver este problema, entre as quais se encontra um conversor CC-CC:

  • DC-DC converters act as a current limiter between the alternator and the battery: the battery can be safely charged without blowing up the alternator.
  • Victron also offers alternative solutions for dual battery systems powered by alternators. Some (smart) BMS products physically limit the current drawn from the alternator, in other systems, battery combiners might be a solid option. See the datasheets for more info.
Veja a nossa gama de conversores CC-CC

GX GSM Dongle

The Victron GX GSM is a 3G cellular modem that enables GX devices with mobile internet for the system and connection to the VRM Portal, allowing you to monitor your system from remote. When the boat is in range of a 3G network, it will send data to the VRM website and you can monitor the boat from your smartphone. The GSM module adds tracking the boat, recording your trips and putting up a geo-fence around the boat. You will get an alert via mail when the boat travels outside the geo-fence area.

GX Touch

O Victron Energy Cerbo GX é o centro de comunicação para a instalação dos seus sistemas, permitindo sempre um controlo perfeito em qualquer lugar e a otimização do seu desempenho. O GX Touch 50 opcional complementa o Cerbo GX e, como ecrã tátil de 5”, proporciona um resumo do sistema e permite ajustar as definições rapidamente.

Monitoriza imediatamente o estado da carga da bateria, o consumo de energia, a recolha de energia de PV, o gerador e as redes elétricas ou comprova os níveis nos depósitos e as medições da temperatura. Controle facilmente o limite de corrente de entrada da energia auxiliar, o arranque / paragem (automática) dos gerador(es) ou até definir períodos de inatividade para evitar o arranque do gerador durante a noite. Modifique qualquer definição para otimizar o sistema, seguir os alertas, executar as verificações de diagnóstico e resolver os desafios remotamente com o portal gratuito Gestão Remota Victron (VRM).

O Cerbo GX é um sistema visual intuitivo e transforma qualquer desafio de potência numa experiência sem esforço. Realize simplesmente a ligação através do portal de Gestão Remota Victron (VRM) ou aceda diretamente com o ecrã GX Touch opcional, um Ecrã Multifunções ou a aplicação VictronConnect, graças à sua função adicional de «bluetooth».

Galvanic Isolator

A galvanic isolator prevents electrolytic corrosion. The isolator is mounted directly behind the shore power connector on board. It blocks DC currents that might leak through the shore power earth terminal. These currents can cause corrosion to all metal parts under water, like the hull, propeller, shaft, etc. The galvanic isolator should have the same power rating as the incoming shore power.

It’s a misunderstanding that galvanic corrosion occurs only in metal and aluminium hulls. In fact it can occur on any boat as soon as a metallic part (the shaft and propeller) is in contact with water. Galvanic corrosion will quickly dissolve your sacrificial anodes, and attack the shaft, propeller and other metal parts in contact with water as soon as the boat is connected to the shore-side supply. It might therefore be tempting not to connect the ground conductor: this is however extremely dangerous because Ground Fault Current Interrupters will not work nor will a fuse blow in case of a short circuit to a metal part on the boat.

The safe option is to use a Galvanic Isolator for non-metal smaller boats, or use an isolation transformer for metal boats or boats with bigger systems.

House battery

The house battery stores power for the boat’s electrical system. Sailing yachts typically have long intervals between battery recharges and the house battery should have a generous capacity.

For a house battery you can choose from two types: lead-acid and lithium. There are various reasons to favour one over the other. Here are a few common ones:

  • Choose Lead-Acid when:
  • Use occasionally
  • Lower purchase cost
  • Weight and space are not an issue
  • Normal charging
  • Choose Lithium when:
  • Use daily
  • Lower cost per cycle
  • Weight and space considerations
  • Fast charging

House battery

The house battery stores power for the boat’s electrical system. Sailing yachts typically have long intervals between battery recharges and the house battery should have a generous capacity.

For a house battery you can choose from two types: lead-acid and lithium. There are various reasons to favour one over the other. Here are a few common ones:

  • Choose Lead-Acid when:
  • Use occasionally
  • Lower purchase cost
  • Weight and space are not an issue
  • Normal charging
  • Choose Lithium when:
  • Use daily
  • Lower cost per cycle
  • Weight and space considerations
  • Fast charging

Inverter/Charger

The inverter/charger is the heart of the system. In the marina, it charges the batteries from shore power. While sailing it inverts the energy from the boat’s battery into AC power for household devices. The switch from charging to inverting and from inverting to charging is seamless.

  • Victron inverter/chargers come with a handful of outstanding features:
  • PowerControl: automatically manage battery charging to prevent an overload of the generator or shore power.
  • PowerAssist: uses the battery as a buffer to assist the shore power during peak power demand.
  • Perfect power: even sensitive devices run flawlessly on the pure sine wave power.
  • High peak-power: use motorised equipment without overheating.
  • Low self consumption.

For this power profile we would recommend:

We would recommend our Multiplus-II inverter/charger. If you have a generator on board you’ll need a Quattro inverter/charger, which has an extra input (shore power and generator).

We strongly recommend 24 Volts for new boats. The higher voltage is simply a better choice when it comes to meeting the power demands of a modern sailing yacht. If your boat’s system is based on 12 Volts, select a 12 Volts unit instead.

Integração MFD GX

The Victron integration between our GX range and several leading Multi Functional Display manufacturer brands enables you to easily connect an MDF to the heart of your power system such as the Cerbo GX, or the GX enabled Multiplus-II GX. Once connected you can easily monitor and control your boat’s power system, right on your Glass Bridge.

Shore Power

In the marina, the boat will be connected to shore power. Shore power recharges the batteries. It can also be used for maintenance and to run large AC loads.

Often shore power is limited in how much power you can draw, i.e. just 10 Amps. Berths with higher ratings might not always be available. Victron inverter/chargers allow you set a maximum shore power current. Now you can charge your batteries and turn on any equipment without blowing a fuse.

Sometimes shore power is less than perfect. You might run into voltage drops if you’re at the far end of the harbour. There could also be power surges, which could harm sensitive equipment on board. Victron’s inverter/chargers smooth out these problems and turn bad power into perfect power.

Solar charger

A solar charger- also called MPPT controller, harvests the power from the solar panels to charge the house battery. Solar chargers have the same charging cycles as our regular, fully automatic, battery chargers. When your boat is moored without shore spower, solar power is a great way to keep the batteries charged.

In a marine environment, the performance of solar panels changes constantly. Victron’s solar controllers use ultra fast maximum power point tracking to squeeze up to 30% more power out of your panels.

The rating of the solar charger is defined by the size of the solar panel. For solar panels of less than 150W or less, choose a 75/10 charger. If your solar panel produces between 150 and 220W, pick a 75/15 instead.

See our Solar Calculator to size the solar panels and select a MPPT charger

Solar panel

More and more sailing yachts area equipped with solar panels. After all, they extend the autonomy range without the noise of a diesel engine and… for free. Victron offers a wide range of small, highly efficient, solar panels that are just perfect for boats.

See our Solar Calculator to size the solar panels

Starter Battery

The starter battery is needed to start your boat’s engine. These batteries are different from house batteries and engineered to deal with a large discharge current. The starter battery should always be ready to go. It’s best to isolate the important starter battery from all other electrical circuits on board, so it cannot be accidentally drained of power.

VE.Direct Bluetooth Smart dongle

The Bluetooth dongle enables you to use the VictronConnect app with VE.Direct enabled devices (without Bluetooth built-in). With the app you can have real-time insight and full control, and you can access all VE.Direct enabled devices such as the smaller VE.Direct inverters, the BMV 70x series battery monitors or MPPT solar controllers.

VictronConnect

All Victron products on your boat can be monitored and controlled from the palm of your hand. Just connect the VictronConnect App via Bluetooth and you’ll have direct access to values like battery voltage and current. You can also turn devices on or off, as well as change their settings.

See what the VictronConnect app can do

VRM - Gestão Remota Victron

Monitorizar e controlar

Monitorize e controle os seus sistemas Victron Energy de forma remota e detete antecipadamente os eventuais problemas com alertas e alarmes. Com o VRM, está sempre em controlo a partir de qualquer lugar.

O VRM funciona com um dispositivo GX como o Cerbo GX com ligação à Internet, o GlobalLink 520 ou o GSM LTE 4-g para sistemas menores.

Monitorizar

Monitorize o estado de carga da bateria, o consumo de energia, a captação da energia solar, o gerador e a rede elétrica em tempo real. Otimize a captação e a utilização de energia com gráficos históricos e relatórios analíticos detalhados. Detete antecipadamente os eventuais problemas, definindo alertas e acompanhando os alarmes para evitar as avarias definitivas do sistema.

Controlar

Controle facilmente o limite da corrente de entrada da energia auxiliar, a ativação do inversor, o arranque / paragem (automática) do gerador ou defina períodos de inatividade para evitar ligar o gerador durante a noite. Com o VRM, pode alterar qualquer definição, acompanhar os alarmes, efetuar as verificações de diagnóstico e resolver os problemas onde quer que esteja.

Consulte todos os nossos dispositivos GX

Lynx Smart BMS

O Lynx Smart BMS é um Sistema de Gestão de Baterias para as baterias Lithium Smart da Victron (Para baterias de lítio não Victron, consulte abaixo). Existem vários BMS disponíveis para a nossa linha Smart Lithium de baterias e o Lynx Smart é a opção mais completa. As suas principais características são:

  • Contactor de 500 A integrado, utilizado como um mecanismo de segurança e também adequado como interruptor remoto do sistema.
  • Monitor de bateria, que indica a percentagem do estado de carga e outra informação.
  • Sinal de pré-alarme: proporciona um aviso antes de o sistema se desligar devido, por exemplo, a uma célula gasta.
  • «Bluetooth» para utilizar com a nossa aplicação VictronConnect na configuração e na monitorização.
  • Monitorização local e remota com um dispositivo Victron GX, por exemplo, o Cerbo GX.

Sistema de gestão da bateria

O sistema de gestão da bateria (BMS) dedicado protege as baterias de lítio Victron Lithium Smart das descargas profundas, da sobrecarga e das altas temperaturas. Quando os valores críticos são superados, este sistema de monitorização da bateria (BMS) atua imediatamente: as cargas são desligadas fisicamente em caso de descarga profunda e o carregamento é interrompido quando existe um risco de sobrecarga. As temperaturas elevadas acionam o cancelamento imediato do carregamento e da descarga.

Monitorização de baterias

A monitorização da bateria está integrada no Lynx Smart BMS; não é necessário um monitor da bateria separado. Com o «Bluetooth», o banco de baterias pode ser monitorizado com a aplicação VictronConnect, quando está ligado a um dispositivo GX, e também com o portal VRM, a nossa solução de monitorização remota.

Sistema de distribuição Lynx

Este produto faz parte do sistema modular Lynx que também proporciona o Distribuidor Lynx, que é um barramento CC modular com quatro fusíveis CC e que monitoriza o seu estado na VictronConnect e no VRM e outras ligações CC para gerir a distribuição, os fusíveis, a monitorização e/ou a gestão da bateria de lítio.

Baterias de lítio não Victron

O sistema de barramento Lynx também pode ser utilizado na distribuição CC e monitorização de baterias de lítio não Victron. Neste caso, substitua o Smart BMS Lynx pelo derivador Shunt VE.Can Lynx para monitorizar qualquer outra bateria. Ver todos os módulos Lynx

Lynx Distributor

The Lynx Distributor is a modular DC busbar, with locations for four DC fuses. It will monitor the status of each fuse, and indicate its condition with a LED on the front. When connected to a Lynx Smart BMS or Lynx Shunt, the status of the fuses will be visible in VictronConnect and VRM (when the Lynx Smart BMS is connected to a GX-device).

Multiple Lynx Distributors can be used to connect all the DC-loads and charge sources on one side of the BMS, on the other side, a Lynx Power In (without fuses) or another Lynx Distributor (with fuses) can be used to connect the battery bank to the modular busbar.

Lynx Distribution system

This product is part of the modular Lynx busbar system that also provides the Lynx Smart BMS, a dedicated Battery Management System for Victron Lithium Smart Batteries (for non Victron Lithium batteries, use the Lynx Shunt).

Ver todos os módulos Lynx
Exemplos de sistema

O consumo de energia vai variar consoante o iate e o proprietário, mesmo nos iates à vela. Aqui tem dois exemplos, com um consumo de energia diário normal e intenso, de um plano de Energia Ótima para um iate à vela. Não se esqueça dos muitos fatores a considerar para desenhar e instalar a sua solução ótima: o seu Profissional Victron terá todo o gosto em ajudar.

Para visualizar adequadamente esta tabela detalhada e a secção completa, considere a utilização de um navegador mais recente.

Normal
Intenso
Barco à vela de 26 ft a 40 ft, com uma quatro marinheiros a bordo
A mesma embarcação ou uma ligeiramente maior usada de forma intensa: mais tempo longe de casa, mais conforto ou pessoas a bordo.
Consumo
Consumo de energia diário
1,2 kWh
2,4 kWh
Pico de potência
900 W
2800 W
Armazenagem e inversão
Victron Multiplus
12/500
12/1600
Ou Quattro se houver um gerador
BatteryProtect
100 A
100 A
Bateria de serviço
220 Ah 12 V Super Ciclo AGM ou 100 Ah - 150 Ah 12,8 V Lítio
2 x 220 Ah 12 V Super Ciclo AGM
ou 200 Ah 12,8 V Lítio (e 12/200 BMS)
Sistema de gestão da bateria
Lítio: Lynx Smart BMS
Distribuição CC
2 x Distribuidor Lynx
BatteryCombiner
Cyrix 120 A (depende do alternador)
Para Lítio: 2 x Carregador Orion-Tr Smart 12/12-30 A CC-CC
Cyrix 120 A (depende do alternador)
Para Lítio: 2 x Carregador Orion-Tr Smart 12/12-30 A CC-CC
Geração
Alternador
70 A - 90 A
70 A - 90 A
Potência nominal do cais 230 V
16 A
16 A
Isolador Galvânico
16 A (embarcações não metálicas)
Ou transformador de isolamento 3600 VA (barcos metal/alu)
16 A (embarcações não metálicas)
Ou transformador de isolamento 3600 VA (barcos metal/alu)
Carregar
Via Multiplus
Via Multiplus
Solar
±160 W
±160 W
(idealmente mais se possível)
Carregador solar
(Smart) MPPT 75/15
Regular de acordo com a tensão do painel combinado
Monitorização
Monitor de bateria
BMV-712 Smart
Lynx Smart BMS
Extensões
Extensões disponíveis
Cerbo GX e GX Touch 50
Cerbo GX e GX Touch 50
Módulo GX GSM
Módulo GX GSM
Mostrar lista completa

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A nossa rede global consolidada de Profissionais Victron quer ajudá-lo a encontrar uma solução ótima para o seu desafio.

Conte com a nossa assistência global

A Victron considera essencial que os clientes recebam o serviço e a assistência de uma forma rápida e competente. É por isto que a nossa rede global de Profissionais Victron possui o mais elevado nível de conhecimento técnico e assumiu o compromisso de realizar as reparações o mais rápido possível.

Assim pode começar ou continuar a viagem, independentemente do seu destino.