4. Instalação
4.1. Desembalar e manusear a bateria
Tenha cuidado ao desembalar a bateria, devido ao seu peso. Não levante a bateria usando os terminais ou os cabos BMS. A bateria inclui duas pegas de transporte de cada lado. Pode consultar o peso no capítulo Informação técnica.
Familiarize-se com a bateria. Os terminais principais da bateria, na parte superior, têm um símbolo «+» para o terminal positivo e um símbolo «-» para o terminal negativo para garantir a polaridade correta.
Cada bateria possui dois cabos BMS para comunicação com o BMS. Um cabo possui um conector macho de 3 polos e o outro possui um conector fêmea de 3 polos. Dependendo do modelo da bateria, os cabos BMS estão localizados num lado da bateria ou em dois lados opostos da bateria.
Certifique-se de que os cabos BMS não ficam presos ou danificados ao manusear a bateria.
4.2. Descarregue e instale a aplicação VictronConnect
Descarregue a aplicação VictronConnect para Android, iOS ou macOS a partir das respetivas «app stores». Para obter mais informações sobre a aplicação, consulte a página do produto VictronConnect.
4.2.1. Atualize o firmware da bateria
Antes de utilizar a bateria, é importante verificar se esta possui o firmware mais atualizado. Pode ser verificar e atualizar o firmware através da aplicação VictronConnect. Além disso, certifique-se de que tem a versão mais recente da aplicação VictronConnect. Isto garante que a versão mais recente do firmware da bateria está disponível.
A aplicação VictronConnect pode solicitar, na primeira ligação, a atualização do firmware. Se for esse o caso, deixe que seja executada uma atualização do firmware. Se não tiver ocorrido uma atualização automática, verifique se o firmware já está atualizado através do seguinte procedimento:
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4.3. Carregamento inicial antes da utilização
4.3.1. Porquê carregar as baterias antes da utilização
As baterias de lítio têm apenas 50 % da sua carga quando são enviadas da fábrica. Isto é um requisito de segurança no transporte. No entanto, devido às diferenças nos trajetos de transporte e no armazenamento, as baterias não apresentam sempre o mesmo estado de carga no momento da sua instalação.
O sistema integrado de equilíbrio das célula da bateria apenas consegue corrigir pequenas diferenças no estado da carga entre as baterias. As baterias novas podem ter grandes diferenças de estado de carga entre elas que não serão corrigidas se forem instaladas dessa forma, especialmente se forem conectadas em série. Por favor, tenha em atenção que a diferença no estado de carga entre as baterias não é a mesma coisa que o desequilíbrio entre as tensões das células numa bateria. Isso ocorre porque os circuitos de equilíbrio das células numa bateria não podem afetar as células de outra bateria. Para obter detalhes mais aprofundados sobre o equilíbrio das células, consulte o capítulo Equilíbrio das células.
4.3.2. Como carregar as baterias antes da utilização
Atenção
Utilize sempre um carregador controlado por BMS ao carregar as baterias de lítio individualmente.
Se, por um motivo específico, o procedimento de carga inicial tiver de ser realizado sem um BMS (não recomendado), consulte o capítulo Procedimento de carga inicial sem BMS no apêndice para obter mais detalhes.
Procedimento de carga inicial:
Se um banco de baterias consistir em baterias conectadas em série para formar um banco de tensão mais alta, cada bateria deverá ser carregada individualmente em primeiro lugar. Use um carregador dedicado ou um inversor/carregador com um BMS para realizar a carga inicial.
Apenas uma única bateria ou um banco de baterias conectadas em paralelo podem ser carregados como um só.
Consulte o manual do BMS sobre como configurar o BMS.
Configure o carregador para o perfil de carga conforme indicado na secção Configurações do carregador.
Certifique-se de que a bateria, o BMS e o carregador comunicam entre si. Comprove isto desligando um dos cabos BMS da bateria desde o BMS e verifique se o carregador se desliga. Em seguida, volte a ligar o cabo BMS e verifique se o carregador volta a ligar-se.
Ligue o carregador e verifique se está a carregar a bateria.
Tenha em atenção que se, durante o carregamento, houver algum desequilíbrio entre as células da bateria, o BMS poderá desligar e ligar o carregador repetidamente. Pode notar que o carregador é desligado por alguns minutos e, em seguida, ligado novamente por um curto período de tempo antes de ser desligado novamente. Não se assuste porque esse padrão irá repetir-se até que as células estejam equilibradas. Se as células estiverem equilibradas, o carregador não será desligado até que a bateria esteja totalmente carregada.
A bateria está totalmente carregada quando o carregador da bateria atingir a fase de flutuação e se o estado da célula da bateria na aplicação VictronConnect for «equilibrado». Se o estado da célula da bateria for «desconhecido» ou «desequilibrado», então o carregador da bateria precisa de ser reiniciado várias vezes até que o estado da célula da bateria seja «equilibrado». Os diferentes estados estão descritos no capítulo Equilíbrio das células.
4.4. Montagem
A montagem deve cumprir os seguintes requisitos:
A bateria tem de ser montada numa posição vertical ou lateral, mas sem orientar os terminais para baixo. Tenha em conta que isto não se aplica ao modelo de 12,8 V / 330 Ah, que apenas pode ser montado na posição vertical.
A bateria apenas é adequada para utilização interior e deve ser colocada num local seco.
As baterias são pesadas. Ao mover a bateria para o local de destino, utilize equipamento de manuseamento adequado para transporte.
Assegure uma montagem adequada e segura, uma vez que a bateria pode tornar-se um projétil se for envolvida num acidente rodoviário.
As baterias produzem uma certa quantidade de calor quando são carregadas ou descarregadas. Mantenha um espaço de 20 mm em todos os quatro lados da bateria para fins de ventilação.
4.5. Conectando os cabos da bateria
Observe a polaridade da bateria ao ligar os terminais da bateria a um sistema de CC ou a outras baterias. Tenha cuidado para não causar um curto-circuito nos terminais da bateria.
Ligue os cabos de acordo com o diagrama:
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Ao apertar os parafusos, utilize o binário correto indicado na tabela e as ferramentas isoladas que correspondam ao tamanho da cabeça do parafuso.
Modelo de bateria | Rosca | Binário |
---|---|---|
12,8 V - 50 Ah, 60 Ah, 100 Ah e 25,6 V - 100 Ah | M8 | 10 Nm |
12,8 V - 160 Ah, 200 Ah e 25,6 V - 200 Ah | M8 | 14 Nm |
12,8 V - 300 Ah, 330 Ah | M10 | 20 Nm |
4.5.1. Secção transversal do cabo e classificação do fusível
Utilize cabos de bateria com uma secção transversal que corresponda às correntes que podem estar previstas no sistema de bateria.
As baterias podem produzir correntes muito grandes. É necessário que todas as ligações elétricas da bateria tenham fusíveis.
Os cabos da bateria devem ser dimensionados para suportar a corrente máxima esperada do sistema. Deve ser usado um fusível com a classificação adequada para o tamanho do cabo da bateria.
Para obter mais informações sobre a secção transversal do cabo, tipos de fusíveis e classificações dos fusíveis consulte o livro «Wiring Unlimited».
A descarga nominal máxima da bateria é indicada na tabela Informação técnica abaixo. A corrente do sistema e, portanto, também a classificação do fusível não deve exceder esta corrente nominal. O fusível deve corresponder à classificação de corrente mais baixa, seja a classificação de corrente do cabo, a classificação de corrente da bateria ou a classificação de corrente do sistema.
4.5.2. Ligar uma única bateria
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4.5.3. Ligar várias baterias em série
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4.5.4. Ligar várias baterias em série
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4.5.5. Ligar várias baterias em série/paralelo
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4.5.6. Bancos de baterias constituídos por baterias diferentes
Idealmente, quando constrói um banco de baterias, todas as baterias devem ter a mesma capacidade, a mesma idade e devem ser do mesmo modelo. No entanto, há situações em que isto não é possível, por exemplo, ao ampliar a capacidade com a adição de mais baterias ou ao ter de substituir uma única bateria de um banco formado por várias baterias. Nestes casos, siga as indicações da seguinte tabela.
Tipo de banco de baterias | São permitidas capacidades diferentes? | São permitidas idades diferentes? |
---|---|---|
Em paralelo | Sim | Sim |
Em série | Não1) | Sim2) |
Em série / paralelo - num conjunto em série | Não1) | Sim2) |
Em série / paralelo - no caso de um conjunto em série completo ser substituído ou adicionado | Sim | Sim |
1) Todas as baterias devem ter a mesma capacidade nominal e o mesmo número de peça 2) A diferença na idade não deve exceder três anos |
Informação preliminar:
Como as baterias antigas têm capacidade reduzida, ligá-las em série com baterias novas ou ligar baterias de capacidade diferente em série resultará num desequilíbrio entre as baterias. Esse desequilíbrio aumentará com o tempo e causará uma redução geral na capacidade do banco de baterias. Teoricamente, a bateria com a menor capacidade determina a capacidade geral de um conjunto de baterias em série, mas, na realidade, a capacidade geral do conjunto de baterias em série irá reduzir ainda mais com o tempo. Por exemplo, se uma bateria de 50 Ah estiver ligada em série com uma bateria de 100 Ah, a capacidade geral do conjunto será de 50 Ah. No entanto, com o tempo, as baterias ficam desequilibradas e, quando o desequilíbrio atingir, por exemplo, 10 Ah, a capacidade total da bateria será 50 Ah - 10 Ah = 40 Ah. As células da bateria com mais carga terão uma sobretensão durante o carregamento, por não conseguirem enviar a tensão em excesso para as restantes células da bateria. O BMS irá interferir constantemente, o que resulta na descarga excessiva da bateria com menos carga e na sobrecarga da bateria com mais carga.
Dica
A adição de um regulador de bateria a um conjunto em série reduzirá o desequilíbrio. Esse é o único momento em que algo deve ser ligado nos pontos de interligação da bateria.
4.6. Ligação ao BMS
Cada bateria tem dois cabos BMS com um conector macho M8 e fêmea M8 que têm de ser ligados ao BMS.
Como ligar os cabos:
Numa única bateria, ligue os dois cabos BTV diretamente ao BMS.
Num banco de baterias, que é composto por várias baterias, ligue as baterias entre si (em cadeia) e ligue o primeiro e o último cabo BTV ao BMS. As baterias podem ser interligadas em qualquer ordem.
Se o BMS estiver muito longe para os cabos o alcançarem, use os cabos de extensão opcionais. Os cabos de extensão BTV estão disponíveis em par e possuem uma variedade de comprimentos. Para obter mais informações, consulte a página do produto do cabo de extensão BTV.
4.7. Definições e configuração da bateria através da aplicação VictronConnect
4.7.1. Configurações da bateria
As configurações predefinidas da bateria são adequadas para quase todas as aplicações. Não há necessidade de alterar estas configurações, exceto se a aplicação envolver condições muito específicas.
Se precisar alterar as definições, utilize a aplicação VictronConnect. Para aceder às definições, clique no símbolo respetivo .
4.7.2. Descompensação de temperatura da bateria
Esta configuração pode ser utilizada para definir uma descompensação para melhorar a precisão da medição da temperatura da bateria.
O valor predefinido é de 0 °C e o intervalo é de -10 °C a +10 °C.
4.7.3. Autorização de carregamento a temperatura mínima
Esta configuração define a temperatura mais baixa na qual o BMS permite o carregamento da bateria.
Uma célula de bateria de lítio sofrerá danos permanentes quando for carregada a temperaturas abaixo de 5 °C.
O valor predefinido é 5 °C, o intervalo é de -20 °C to +20 °C.
Atenção
Definir esta temperatura abaixo de 5° C anulará a garantia.
4.7.4. Célula abaixo do limite de pré-alarme de tensão
Quando a tensão da célula for inferior a este limite, será enviado um sinal de pré-alarme ao BMS. O objetivo do pré-alarme é alertar o utilizador de que o sistema está prestes a desligar-se devido a subtensão. Para obter mais detalhes, consulte o capítulo Sinal de pré-alarme.
O valor predefinido é de 3,10 V e o intervalo é de 2,80 V a 3,15 V.
Se o limite do pré-alarme for definido com uma tensão superior, o aviso será emitido mais cedo do que quando estiver definido com uma tensão inferior. Um aviso antecipado dará ao utilizador mais tempo para agir e evitar o desligamento iminente. Em qualquer caso, há, pelo menos, 30 segundos entre o pré-alarme e o desligamento do sistema.
4.7.5. Autorização de descarga da tensão da célula
Uma célula de bateria de lítio será danificada se a tensão da célula diminuir demasiado. Para evitar isso, o BMS desativará todas as cargas enviando um sinal para a carga ou para o dispositivo de desconexão de carga assim que uma das células atingir o limite de tensão da autorização de descarga definido.
Valor predefinido (a tensão mais baixa da célula da bateria na qual a descarga da bateria não é permitida): 2,80 V (intervalo de 2,60 V a 2,80 V)
Recomendamos não alterar esta definição. O único cenário em que uma definição inferior pode ser aplicável corresponde aos sistemas de emergência que possam precisar de descarregar a bateria o máximo possível e, portanto, sacrificar uma parte da sua vida útil geral.
Se a tensão da célula da autorização de descarga for definida num valor baixo, há uma capacidade de reserva menor do que se for definida como um valor maior como, por exemplo:
Com uma tensão de célula de 2,8 V, a bateria tem aproximadamente 3 % de capacidade restante.
Com 2,6 V, existe cerca de 1 % da capacidade restante na bateria.
Cuidado
Uma maior capacidade de reserva é importante. Quando existe uma menor capacidade de reserva, a bateria precisa de ser recarregada quase imediatamente após o desligamento por baixa tensão. Se a bateria não for recarregada, irá descarregar-se adicionalmente devido à autodescarga e atingirá de forma mais rápida o ponto em que uma ou mais células ficam danificadas com a baixa tensão das mesmas. Isto leva a uma redução permanente da capacidade e / ou vida útil da bateria.
4.8. Configurações do carregador
Os parâmetros de carregamento recomendados para as fontes de carregamento são:
Para modelos de 12,8 V: tensão de absorção de 14,20 V, tempo de absorção de 2 horas e tensão de flutuação de 13,50 V
Para modelos de 25,6 V: tensão de absorção de 28,40 V, tempo de absorção de 2 horas e tensão de flutuação de 27,00 V
Para saber as correntes de carga recomendadas, por favor, consulte o capítulo Carregamento da bateria e configurações recomendadas do carregador e a tabela no capítulo Informação técnica.
Para obter mais informações sobre as configurações de carregamento dos carregadores individuais ou dos inversores/carregadores, por favor, consulte os manuais na respetiva página do produto.
4.9. Colocação em funcionamento
Depois de realizar todas as ligações, deve verificar toda a cablagem do sistema. Também deve ligar o sistema e comprovar a funcionalidade do BMS. Siga esta lista de verificação:
Verifique a polaridade de todos os cabos da bateria. | |
Verifique a área da secção transversal de todos os cabos da bateria. | |
Verifique se todos os terminais do cabo da bateria foram crimpados corretamente. | |
Verifique se todas as ligações do cabo da bateria estão firmes (não exceda o torque máximo). | |
Puxe levemente cada cabo da bateria e veja se as ligações estão apertadas. | |
Verifique todas as ligações do cabo BMS e certifique-se de que os anéis de parafuso do conector estão aparafusados até o fim. | |
Ligue com o VictronConnect a cada bateria. | |
Verifique se cada bateria possui o firmware mais atualizado. | |
Verifique se cada bateria possui as mesmas configurações. | |
Ligue o cabo CC positivo e negativo do sistema à bateria (ou banco de baterias). | |
Verifique a classificação dos fusíveis do conjunto (se aplicável). | |
Instale o(s) fusível(fusíveis) do conjunto (se aplicável). | |
Verifique a classificação do fusível principal. | |
Instale o fusível principal. | |
Verifique se todas as fontes de carga da bateria foram definidas com as configurações de carga corretas. | |
Ligue todos os carregadores de bateria e todas as cargas. | |
Verifique se o BMS está ligado. | |
Desligue um cabo BMS aleatório e verifique se o BMS está a desligar todas as fontes de carregamento e todas as cargas. | |
Volte a ligar o cabo BMS e verifique se todas as fontes de carregamento e cargas ligam novamente. |