6. Resolução de Problemas e Assistência
A primeira etapa do processo de resolução de problemas deve ser seguir as etapas deste capítulo no caso de problemas comuns da bateria.
Se tiver problemas com a aplicação VictronConnect, consulte primeiro o manual da aplicação VictronConnect, especialmente o capítulo de resolução de problemas.
Caso tudo isso não resolva o problema, verifique as perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o seu produto e fale com a comunidade de especialistas na Comunidade Victron. Se o problema persistir, entre em contacto com o ponto de venda para obter assistência técnica. Se não conhecer o local de aquisição, consulte o «site» Assistência Victron Energy.
6.1. Problemas da bateria
6.1.1. Como reconhecer o desequilíbrio celular
O BMS desativa frequentemente o carregador
Isto é uma indicação de que a bateria não está equilibrada. O BMS nunca desativará o carregador se a bateria estiver equilibrada corretamente. Mesmo quando estiver totalmente carregada, o BMS deixará o carregador ativado.
A bateria parece ter menos capacidade que antes
Se o BMS desativar cargas muito antes do que fazia normalmente, mesmo quando aparentemente a tensão global da bateria está correta, isso pode indicar que a bateria não está em equilíbrio.
Existe uma diferença considerável entre as tensões das células individuais durante a fase de absorção
Quando o carregador estiver na fase de absorção, todas as tensões das células devem ser iguais, variando de 3,5 V a 3,6 V. Caso contrário, isto indica que a bateria está em desequilíbrio.
A tensão de uma célula diminui lentamente quando a bateria não está a ser utilizada
Isto não constitui um desequilíbrio, embora possa parecer. Um exemplo comum é a igualdade inicial das tensões de todas as células da bateria, mas se a bateria não for utilizada durante mais ou menos um dia, a tensão de uma das células pode ser inferior, de 0,1 V a 0,2 V, em relação às restantes células. Isto não pode ser corrigido com um reequilíbrio e a célula é considerada defeituosa.
6.1.2. Causas para o desequilíbrio das células ou para uma variação nas tensões das células
A bateria não passou tempo suficiente na etapa de carga de absorção.
Isto pode, por exemplo, ocorrer num sistema em que não existe energia solar suficiente para carregar completamente a bateria ou em sistemas nos quais o gerador não funciona durante um tempo suficiente ou com a frequência necessária. Durante o funcionamento normal de uma bateria de lítio, pode ocorrer uma pequena variação entre as tensões da célula em qualquer momento. Esta variação é causada por ligeiras diferenças entre a resistência interna e as velocidades de autodescarga da cada célula. A fase da carga de absorção corrige estas pequenas diferenças. Recomendámos um tempo mínimo de absorção de 2 horas por mês para sistemas com ciclos suaves, como aplicações de reserva ou UPS, e de 4 a 8 horas por mês para sistemas com ciclos mais intensos (autonomia ou ESS). Isso permite que o regulador tenha tempo suficiente para equilibrar adequadamente as células.
A bateria nunca atinge a fase de flutuação (ou armazenamento).
A fase de flutuação (ou armazenamento) surge depois da fase de absorção. Durante esta fase, a tensão de carga diminui até 3,5 V e a bateria pode ser considerada cheia. Se o carregador nunca entrar nesta fase, isso pode ser um sinal de que a fase de absorção não foi concluída (ver ponto anterior). Deve permitir que o carregador atinja esta fase, pelo menos, uma vez por mês. Isto também é necessário para a sincronização do SoC (estado da carga) pelo monitor da bateria.
A bateria foi descarregada de forma demasiado profunda.
Durante uma descarga muito profunda, uma ou mais células na bateria podem ter tensões muito inferiores aos seus limiares de baixa tensão. A bateria pode ser recuperada mediante o reequilíbrio, mas também existe uma possibilidade real de uma ou mais células passarem a ser defeituosas e de o equilíbrio não ser bem-sucedido. Considere a célula como defeituosa. Isto não é coberto pela garantia.
A bateria é antiga e está a atingir o final do seu ciclo de vida.
Quando a bateria se aproximar do final do seu ciclo de vida útil, uma ou mais células começarão a deteriorar-se e a tensão será menor que a tensão das restantes. Isto não constitui um desequilíbrio, embora possa parecer. Esta situação não consegue ser corrigida pela compensação. Considere a célula como defeituosa. Isto não é coberto pela garantia.
A bateria tem uma célula defeituosa.
Uma célula pode ficar defeituosa após uma descarga muito profunda quando está no final do seu ciclo de vida útil ou devido a um defeito de fabrico. Uma célula defeituosa não constitui um desequilíbrio (embora possa parecer). Não pode ser corrigido pela compensação. Considere a célula como defeituosa. Uma descarga demasiado profunda e o fim do ciclo de vida útil não estão cobertos pela garantia.
6.1.3. Como recuperar uma bateria em desequilíbrio
Carregue a bateria com um carregador configurado para lítio e controlado por BMS.
Lembre-se de que o equilíbrio das células apenas decorre durante a fase de absorção. Será necessário reiniciar manualmente o carregador sempre que entrar na fase de flutuação. O reequilíbrio pode demorar bastante tempo (até alguns dias) e obrigará a vários reinícios manuais do carregador.
Lembre-se de que pode parecer que não está a acontecer nada durante o equilíbrio das células. As tensões das células podem manter-se inalteradas durante bastante tempo e o BMS ligará e desligará o carregador repetidamente. Tudo isto é normal.
A compensação está a decorrer quando a corrente de carga for ou superar 1,8 A ou quando o BMS tiver desativado temporariamente o carregador.
A compensação está quase concluída quando a corrente de carga for inferior a 1,5 A e as tensões da célula se aproximarem de 3,55 V.
O processo de reequilíbrio está concluído quando a corrente de carga diminuir ainda mais e todas as células apresentarem 3,55 V.
Atenção
Certifique-se de que o BMS controla o carregador, caso contrário pode haver uma sobretensão perigosa nas células. Deve monitorizar as tensões das células através da aplicação VictronConnect. A tensão das células completamente carregadas aumenta lentamente até atingir 3,7 V. Nesse ponto, o BMS desativará o carregador e as tensões das células diminuirão novamente. Esse processo será repetido continuamente até que o equilíbrio seja reposto.
Exemplo de cálculo do tempo necessário para repor uma bateria com um desequilíbrio elevado.
Para este exemplo, considere uma bateria de 12,8 V e 200 Ah com uma célula fortemente subcarregada (descarregada).
Uma bateria de 12,8 V contém quatro células e cada uma tem um tensão nominal de 3,2 V. E estão ligadas em série. Isso resulta em 3,2 x 4 = 12,8 V. Como a bateria, cada célula tem uma capacidade de 200 Ah.
Digamos que a célula em desequilíbrio apresenta apenas 50 % da sua capacidade enquanto que as restantes células estão completamente carregadas. O processo de reequilíbrio precisará de adicionar 100 Ah a essa célula para repor o equilíbrio.
A corrente de equilíbrio é de 1,8 A (por bateria e para todos os tamanhos de bateria, exceto no modelo de 12,8 V/50 Ah, que tem uma corrente de equilíbrio de 1 A). O reequilíbrio da célula demorará, pelo menos, 100/1,8 = 55 horas.
A compensação apenas ocorre quando o carregador estiver na fase de absorção. Se for utilizado um algoritmo de carga de lítio de 2 h, o carregador precisará de ser reiniciado 55/2 = 27 vezes durante o processo de compensação. Se o carregador não for reiniciado imediatamente, o processo de compensação será atrasado, o que aumenta o seu tempo total.
Dica
Um conselho dos utilizadores profissionais e dos distribuidores Victron Energy: Para não ter de reiniciar continuamente o carregador, utilize o seguinte procedimento. Defina a tensão de flutuação em 14,2 V; isto vai ter o mesmo efeito que a fase de absorção. Além disso, desative a fase de armazenamento e/ou defina-a para 14,2 V. Em alternativa, defina um tempo de absorção bastante prolongado. O importante é que o carregador mantenha uma tensão de carga contínua de 14,2 V durante o processo de compensação. Quando a bateria estiver novamente em equilíbrio, defina novamente o algoritmo de carga normal para lítio. Nunca deixe um carregador ligado assim num sistema em funcionamento. Manter a bateria com uma tensão tão elevada diminui a sua vida útil.
6.1.4. Menos capacidade do que o previsto
Se a capacidade da bateria for inferior à sua capacidade nominal, estes são os possíveis motivos para isso:
A bateria apresenta um desequilíbrio das células que causa alarmes prematuros de baixa tensão, o que, por sua vez, faz com que o BMS desligue as cargas.
Por favor, consulte a secção Como recuperar uma bateria em desequilíbrio.
A bateria está velha e perto do seu ciclo de vida máximo.
Verifique há quanto tempo o sistema está em funcionamento, por quantos ciclos a bateria passou e a que profundidade média de descarga a bateria foi descarregada. Uma forma de encontrar estas informações é consultar o histórico de um monitor de bateria (se disponível).
A bateria foi descarregada de forma demasiado profunda e uma ou mais células da bateria foram danificadas de forma permanente.
Estas células danificadas terão uma baixa tensão da célula mais rápido do que as outras células e isto fará com que o BMS desligue as cargas de forma prematura. Será possível que a bateria tenha passado por um evento de descarga muito profunda?
6.1.5. Tensão terminal muito baixa da bateria
Se a bateria foi descarregada de forma demasiado profunda, a tensão cairá abaixo de 12 V (24 V). Se a bateria tiver uma tensão inferior a 10 V (20 V) ou se uma das células da bateria tiver uma tensão de célula abaixo de 2,5 V, a bateria terá danos permanentes. Isto invalidará a garantia. Quanto mais baixa for a tensão da bateria ou da célula, maior será o dano na bateria.
Se a tensão cair abaixo de 8 V, a bateria não comunicará mais através de Bluetooth. O módulo Bluetooth é desligado assim que a tensão do terminal da bateria cair abaixo de 8 V ou quando uma das células cair abaixo de 2 V.
Pode tentar recuperar a bateria utilizando o procedimento de recarga de baixa tensão abaixo. Esteja ciente de que este não é um processo garantido, a recuperação pode não ter êxito e há uma probabilidade realista de que a bateria tenha danos permanentes nas células, resultando numa perda de capacidade moderada a grave após a bateria ter sido recuperada.
Procedimento de carga para recuperação após evento de baixa tensão:
Este procedimento de recuperação de carga é executado numa bateria individual. Se o sistema contiver várias baterias, repita este procedimento para cada bateria individual.
Atenção
Este processo pode ser arriscado. Um supervisor deve estar presente o tempo todo.
Defina um carregador ou fonte de alimentação para 13,8 V (27,6 V).
No caso de qualquer uma das tensões das células estar abaixo de 2,0 V, carregue a bateria com 0,1 A até que a tensão da célula mais baixa aumente para 2,5 V.
Um supervisor deve monitorizar a bateria e desligar o carregador assim que a bateria ficar quente ou inchar. Se for este o caso, a bateria está danificada de forma irrecuperável.
Assim que a tensão da célula mais baixa aumentar acima de 2,5 V, aumente a corrente de carga para 0,1C.
Para uma bateria de 100 Ah, a corrente de carga é de 10 A.
Ligue a bateria a um BMS e certifique-se de que o BMS tenha controlo sobre o carregador de bateria.
Anote a tensão inicial do terminal da bateria e as tensões da célula da bateria.
Ligue o carregador.
O BMS pode desligar o carregador, ligá-lo novamente por um curto período e desligar novamente.
Isto pode ocorrer várias vezes e é um comportamento normal caso haja um desequilíbrio celular significativo.
Anote as tensões em intervalos regulares.
As tensões das células devem aumentar durante a primeira parte do processo de carregamento.
Se a tensão de qualquer uma das células não aumentar na primeira meia hora, considere a bateria como irrecuperável e aborte o procedimento de carregamento.
Verifique a temperatura da bateria em intervalos regulares.
Se notar um aumento acentuado na temperatura, considere a bateria como irrecuperável e aborte o procedimento de carregamento.
Quando a bateria atingir os 13,8 V (27,6V), aumente a tensão de carga para 14,2 V (28,4 V) e aumente a corrente de carga para 0,5C.
Para uma bateria de 100 Ah, a corrente de carga é de 50 A.
As tensões das células devem aumentar mais lentamente, isto é normal durante metade do processo de carga.
Deixe o carregador ligado por 6 horas.
Verifique as tensões das células, devem estar com uma diferença de 0,1 V uma da outra.
Se uma ou mais células tiverem uma diferença de tensão muito superior, considere a bateria como danificada.
Deixe a bateria descansar por algumas horas.
Verifique a tensão da bateria.
Deve ficar confortavelmente acima de 12,8 V (25,6 V), assim como 13,2 V (26,4 V) ou superior. E as tensões das células, devem estar com uma diferença de 0,1 V uma da outra.
Deixe a bateria descansar por 24 horas.
Meça as tensões novamente.
Se a tensão da bateria estiver abaixo de 12,8 V (25,6 V) ou se houver um desequilíbrio percetível na célula, considere a bateria como danificada, sem recuperação.
6.1.6. A bateria está próxima do fim do seu ciclo de vida ou foi utilizada incorretamente
À medida que a bateria envelhece, a sua capacidade diminui e, eventualmente, uma ou mais células da bateria ficam danificadas. A idade da bateria está relacionada com a quantidade de ciclos de carga/descarga que realizou.
A bateria também pode ter uma capacidade reduzida ou células danificadas se tiver sido mal utilizada, por exemplo, se a bateria tiver sido descarregada de forma excessiva.
Para determinar a causa de um problema na bateria, comece por verificar o seu histórico, consultando o histórico de um monitor da bateria ou um Lynx Smart BMS.
Para verificar se o ciclo de vida da bateria está próximo:
Saiba a quantos ciclos de carga / descarga a bateria foi submetida. A sua vida útil da bateria está relacionada com o número de ciclos.
Qual foi a profundidade média de descarga da bateria? Se forem efetuados ciclos de descarga profunda, a bateria durará menos do que se forem efetuados ciclos de descarga superficial.
Para mais informação sobre a vida útil, consulte a secção Informação técnica.
Para verificar se a bateria foi mal utilizada:
O BMS está ligado e está a funcionar? Não utilizar a bateria com um BMS aprovado pela Victron Energy anula a garantia.
Existem danos mecânicos na bateria, nos respetivos terminais ou nos cabos do BMS? Os danos mecânicos anulam a garantia.
A bateria foi montada na sua posição correta? A bateria pode ser montada na posição vertical ou lateral, mas sem orientar os terminais para baixo, exceto o modelo de 12,8 V / 330 Ah, que apenas pode ser montado na posição vertical.
Verifique a configuração de temperatura mínima permitida para carregar na aplicação VictronConnect. Verifique também se o desvio da temperatura da bateria não foi definido com um valor irreal. Carregar a bateria abaixo de 5 °C anula a garantia.
A bateria está molhada? A bateria não é à prova d'água e não é adequada para a utilização ao ar livre.
Existe uma indicação de que a bateria está totalmente descarregada? Consulte as definições do monitor da bateria ou o VRM. Comprove a descarga mais profunda, a tensão mínima da bateria e o número de descargas completas no monitor da bateria. A descarga total e muito profunda anulam a garantia.
Existe uma indicação de que a bateria foi carregada com uma tensão demasiado elevada? Verifique a tensão máxima e os alarmes de alta tensão no monitor da bateria.
Quantas sincronizações havia? Sempre que a bateria estiver totalmente carregada, o monitor da bateria será sincronizado. Isto pode ser utilizado para verificar se a bateria está a receber uma carga completa normal.
Qual foi o tempo decorrido desde a última carga completa? A bateria precisa de ser totalmente carregada, pelo menos, uma vez por mês.
6.2. Problemas do BMS
6.2.1. O BMS frequentemente desativa o carregador de bateria
Uma bateria bem equilibrada não desativa o carregador, mesmo quando as baterias estão totalmente carregadas. Mas quando o BMS frequentemente desativa o carregador, isto é uma indicação de desequilíbrio celular.
Verifique as tensões das células de todas as a baterias ligadas ao BMS com a aplicação VictronConnect.
Em caso de desequilíbrio moderado ou grande das células, está previsto que o BMS desative frequentemente o carregador da bateria. Este é o mecanismo por detrás deste comportamento:
Assim que uma célula atinge 3,75 V, o BMS desativa o carregador. Enquanto o carregador está desativado, o processo de equilíbrio da célula continua, movendo a energia da célula mais alta para as células adjacentes. A tensão mais alta da célula cairá e, quando descer abaixo de 3,6 V, o carregador será ativado novamente. Este ciclo normalmente demora entre um a três minutos. A tensão da célula mais alta irá aumentar novamente rapidamente (isto pode acontecer numa questão de segundos) e, em seguida, o carregador será desativado novamente e assim sucessivamente. Isto não indica um problema com a bateria ou com as células. O carregador irá continuar com este comportamento até que todas as células estejam totalmente carregadas e equilibradas. Este processo pode demorar várias horas. Depende do nível de desequilíbrio. Em caso de desequilíbrio grave, este processo pode demorar até 12 horas. O equilíbrio irá continuar ao longo deste processo e ocorre até mesmo quando o carregador está desativado. A ativação e desativação contínuas do carregador podem parecer estranhas, mas fique descansado porque não existe qualquer problema. O BMS está apenas a proteger as células da sobretensão.
6.2.2. O BMS está desligar os carregadores de forma prematura.
Isto pode ser devido a um desequilíbrio celular. Uma célula da bateria possui uma tensão de célula acima de 3,75 V.
Verifique as tensões das células de todas as baterias ligadas ao BMS.
6.2.3. O BMS está a desligar os carregadores de forma prematura.
Isto pode ser devido a um desequilíbrio celular.
Se uma célula tiver uma tensão inferior à definição «Autorização de descarga» na bateria, o BMS desligará a carga. O nível de «Autorização de descarga» pode ser definido de 2,6 V a 2,8 V. A predefinição são 2,8 V.
Verifique as tensões de célula de todas as baterias ligadas ao BMS com a aplicação VictronConnect. Comprove também se as todas baterias têm as definições de «Autorização de descarga» iguais.
Nota
Se as cargas tiverem sido desligadas por uma tensão baixa da célula, esta tensão deve igual ou superior a 3,2 V em todas as células antes de o BMS voltar a ligar as cargas.
6.2.4. A configuração de pré-alarme está em falta no VictronConnect
Nota
O pré-alarme está apenas disponível se a bateria suportar. Todos os modelos de bateria atuais o suportam, mas as baterias mais antigas não têm o hardware necessário para o recurso de pré-alarme.
6.2.5. O BMS apresenta o alarme enquanto todas as tensões da célula estão dentro do intervalo
Uma possível causa é um cabo ou conector BMS solto ou danificado.
Verifique todos os cabos BMS e respetivas ligações.
Primeiro, verifique se as tensões e a temperatura das células de todas as baterias ligadas estão dentro do intervalo. Se todas estiverem dentro do intervalo, siga um dos procedimentos seguintes.
Considere também que, assim que surja um alarme de subtensão da célula, a tensão da célula de todas as células deve ser aumentada para 3,2 V antes que a bateria cancele o alarme de subtensão.
Uma forma de descartar se uma falha é originada de um BMS ou de uma bateria defeituosos é verificar o BMS com um dos seguintes procedimentos de teste:
Verificação de bateria única e BMS:
Desligue os dois cabos BMS do BMS.
Ligue um cabo de extensão BMS único entre ambos os conectores de cabo BMS. O cabo BMS deve ser ligado num circuito, como no diagrama abaixo. O circuito leva o BMS a «pensar» que existe uma bateria ligada sem alarmes.
Se o alarme ainda estiver ativo após o circuito ter sido colocado, o BMS está com defeito.
Se o BMS tiver cancelado o alarme após a instalação do circuito, então a bateria está danificada e não o BMS.
Verificação de várias bateria e BMS:
Ignore uma das baterias, desligando ambos os cabos BMS
Ligue os cabos BMS das baterias vizinhas (ou bateria e BMS) entre si, ignorando efetivamente a bateria.
Verifique se o BMS cancelou o alarme.
Se o alarme não tiver sido apagado, repita isto para a próxima bateria.
Se o alarme ainda estiver ativo após todas as baterias terem sido ignoradas, o BMS está com defeito.
Se o BMS cancelou o alarme quando uma bateria específica foi ignorada, esta bateria específica está com defeito.
6.2.6. Como testar se o BMS está a funcionar
Desligue um dos cabos BMS da bateria e verifique se o BMS entra no modo de alarme.
6.3. Problemas do VictronConnect
6.3.1. Não é possível ligar a aplicação VictronConnect à bateria
É altamente improvável que a «interface» de «Bluetooth» esteja defeituosa. Verifique estas causas possíveis antes de solicitar assistência:
O produto é «Smart»?
Os produtos que não são «Smart» não suportam o Bluetooth.
A tensão da bateria ainda está alta o suficiente?
Como precaução, o módulo Bluetooth é desligado assim que a tensão do terminal da bateria cai abaixo de 8 V ou quando uma das células cai abaixo de 2 V. O módulo Bluetooth será ligado novamente assim que a bateria for carregada. Ao recarregar a bateria após um evento de baixa tensão, utilize o procedimento de carga de baixa tensão descrito na secção Tensão terminal muito baixa da bateria.
Já existe outro telemóvel ou tablet ligado ao produto?
Apenas é possível ligar um telemóvel ou um tablet de cada vez. Certifique-se de que nenhum outro dispositivo está ligado e tente novamente.
Está suficientemente perto do produto?
Em espaço aberto, a distância máxima é de cerca de 20 metros.
Está a utilizar a versão Windows da aplicação VictronConnect?
A versão Windows não consegue utilizar Bluetooth. Utilize um dispositivo Android, iOS ou macOS.
O «Bluetooth» foi desativado nas definições da produto da bateria?
IMPORTANTE: Desativar o Bluetooth é um processo irreversível. Assim que o Bluetooth é desativado, não pode ser reativado.
A aplicação VictronConnect tem um problema?
Tente ligar-se a outro produto da Victron Energy. Isso funciona? Se isto também não funcionar, o telemóvel ou o «tablet» têm provavelmente um problema. Consulte a secção Resolução de Problemas do manual VictronConnect.
6.3.2. Código PIN perdido
Se tiver perdido o código PIN, vai ter de o redefinir para o código PIN predefinido. Pode fazer isto na aplicação.
Aceda à lista de dispositivos da aplicação VictronConnect. Clique no símbolo da opção ao lado da lista de produtos.
Uma nova janela vai abrir-se, permitindo-lhe reiniciar o código PIN para o valor padrão: 000000.
Introduza o código PUK único das baterias que está impresso no autocolante de informação do produto.
Mais informações e instruções específicas podem ser encontradas no manual VictronConnect.
6.3.3. Atualização de firmware interrompida
Isto é recuperável.
Tente atualizar o firmware novamente.
6.4. Avisos, alarmes e erros
6.4.1. W-SL11: Aviso de subtensão (pré-alarme)
A tensão de uma ou mais células está a ficar demasiado baixa, sendo inferior à definição do pré-alarme.
Dica
Para corrigir este aviso, recarregue a bateria o mais rápido possível.
6.4.2. A-SL11: Alarme de subtensão
A tensão de uma ou mais células está abaixo da tensão de descarga permitida configurada e a descarga foi desativada
Dica
Para corrigir este aviso, recarregue a bateria o mais rápido possível.
6.4.3. Alarme de sobretensão A-SL9
A tensão de uma ou mais células está demasiado elevada.
Dica
Desative imediatamente todos os carregadores e entre em contato com o instalador do sistema para verificar se todos os carregadores estão devidamente controlados pelo contacto de «desconexão de carga» no BMS. Quando devidamente controlada, uma situação de alta tensão não é possível, porque o BMS desliga todos os carregadores muito antes de disparar o alarme de alta tensão.
6.4.4. A-SL22: Alarme de baixa temperatura
A bateria atingiu o seu limite de baixa temperatura e o carregamento está desativado.
Dica
Assim que a temperatura subir acima do limite definido, o processo de carregamento continuará.
6.4.5. A-SL15: Alarme de temperatura excessiva
A bateria atingiu o seu limite de alta temperatura e o carregamento está desativado.
Dica
Forneça a ventilação adequada e certifique-se de que há espaço suficiente à volta da bateria. Reduza a corrente de carregamento e/ou as cargas.
6.4.6. E-SL119: Dados de configurações perdidos
Os dados de configuração na memória da bateria foram perdidos.
Dica
Para corrigir isto, vá para a página de configurações e redefina as configurações para os valores de fábrica.
Se esse erro não for resolvido após uma redefinição das configurações, entre em contacto com o seu revendedor ou distribuidor da Victron Energy e peça-lhe para comunicar este problema à Victron Energy, pois este erro nunca deveria ocorrer. Por favor, inclua o número de série da bateria e a versão do firmware.
6.4.7. E-SL24: Avaria de «hardware»
Este erro é gerado nas seguintes circunstâncias:
Uma ou mais células estão descarregadas de forma demasiado profunda ou estão defeituosas.
Dica
Inspecione a tensão do terminal da bateria. Se a tensão do terminal da bateria for demasiado baixa, consulte o capítulo Tensão terminal muito baixa da bateria para saber o que fazer a seguir.
A placa de circuitos interna apresenta uma anomalia do «hardware».
Dica
Para resolver esta situação, consulte o seu fornecedor ou distribuidor Victron Energy.
Nota
Para solucionar um erro de avaria de «hardware», consulte sempre primeiro a secção Resolução de Problemas e Assistência deste manual antes de contactar o seu revendedor ou distribuidor Victron Energy. Isto é para excluir a primeira das duas causas possíveis deste erro. Não presuma que o erro é causado por uma falha de hardware.
6.4.8. E-SL1: Falha do regulador
Dica
Entre em contacto com o seu revendedor ou distribuidor para resolver esta situação.
6.4.9. E-SL2: Falha de comunicação interna
Dica
Entre em contacto com o seu revendedor ou distribuidor para resolver esta situação.
6.4.10. E-SL9: Erro tensão sobreposta 1
Dica
Entre em contacto com o seu revendedor ou distribuidor para resolver esta situação.
6.4.11. E-SL10: Erro de atualização do compensador
Dica
Entre em contacto com o seu revendedor ou distribuidor para resolver esta situação.