13. Resolução de problemas
13.1. Resolver problemas de ligação com Bluetooth
Primeiro passo: reiniciar o telemóvel
O primeiro passo antes de tentar qualquer outro conselho de resolução de problemas mencionado abaixo é reiniciar o seu telemóvel. Certifique-se de que o reinicia, apenas bloquear e desbloquear não é suficiente. Consulte no Google o procedimento para reiniciar o seu telemóvel ou «tablet» específico.
O meu produto não consta da lista
Assegure-se de que o seu produto Victron é «Smart». Deve haver um símbolo de Bluetooth no produto.
Certifique-se de que o produto está dentro do alcance.
Só é possível ter um telefone ligado a um produto de cada vez. Certifique-se de que não há mais nenhum telefone ligado ao produto.
Certifique-se também de que está a tentar ligar-se a partir da aplicação VictronConnect e não a partir do menu de sistema do seu telemóvel. Se estabeleceu a ligação a partir do menu de sistema: feche a VictronConnect, remova a informação de emparelhamento do seu telemóvel e depois abra e ligue-se ao produto a partir da aplicação VictronConnect.
Se tiver ocorrido uma anomalia durante uma atualização, o produto Nome Personalizado pode ter sido revertido para o nome e o número de série originais, pelo que deve verificar esta possibilidade. Quando a atualização for concluída corretamente, o Nome Personalizado voltará a aparecer. Consulte mais conselhos sobre a resolução de problemas de atualizações de «firmware» na secção 11.3.
O meu produto aparece na lista mas não consigo ligar-me
Certifique-se de que está a tentar ligar-se ao produto certo. Consulte a secção 4.3 para saber como atribuir ao seu produto um Nome Personalizado.
Certifique-se de que o produto está dentro do alcance. Pode acontecer que o produto esteja suficientemente perto para conseguir detetá-lo, mas ainda assim longe demais para conseguir estabelecer ligação.
Certifique-se de que o Bluetooth ainda está ativado no seu telefone. Se o Bluetooth tiver sido desativado depois da procura por dispositivos, poderá ver o produto na lista mas não será possível estabelecer ligação.
Os dados de emparelhamento de Bluetooth podem estar desatualizados. Isso acontece se o código PIN for alterado a partir do seu produto Victron ou se este tiver sido ligado a demasiados telemóveis diferentes. O produto só consegue guardar e reconhecer os últimos 10 telemóveis ligados. Para resolver essa situação, precisa apenas de remover todos os dados de emparelhamento a partir do menu de sistema do telemóvel. Abra de seguida a aplicação VictronConnect e volte a emparelhar o produto e o seu telemóvel. Assista a estes vídeos de ajuda para saber como remover os dados de emparelhamento em Android ou iOS.
Se estiver a usar um telefone Android, consulte ainda a secção 11.2 abaixo para informações específicas para Android.
A ligação falha perto dos 20 %
Assegure-se de que está instalada a mais recente versão da VictronConnect.
Remova o produto da lista de dispositivos emparelhados nas definições de Bluetooth do telemóvel.
Depois deve repor o código PIN.
Force o fecho da aplicação VictronConnect. Instruções: passo a passo para iPhone e iPad, passo a passo para Android. (Se não souber como fazer isto, também pode desinstalar e voltar a instalar a aplicação)
Estabelecer a ligação com a VictronConnect usando o PIN predefinido 000000.
De seguida, altere o código PIN.
A ligação falha depois de introduzir o código PIN (o código PIN não é aceite)
Reponha o código PIN para o valor predefinido de «000000» usando o procedimento descrito na secção 3.3
Ligue o produto e se lhe for solicitado o código PIN, utilize «000000»
É recomendável alterar imediatamente o código PIN para um valor novo
Remova o emparelhamento com outros telemóveis / tablets. Este procedimento está descrito na secção 3.4
Reiniciar o produto Victron
Se os passos anteriores não resolverem o problema. E se, no caso de um dispositivo Android, os passos da secção seguinte também não ajudarem, deve realizar um ciclo de potência no produto Victron. Por exemplo, com um carregador solar, é necessário isolar o MPPT da bateria e da tensão solar, por forma a não ter nenhuma luz ligada, antes de voltar a ligar tudo.
13.2. Problemas com ligação Bluetooth em Android
Nota
Antes de iniciar este capítulo, primeiro realize todos os passos na secção 11.1.
Observe também que os passos 3 e 4 não são necessários ao executar o Android 12 ou superior e a VictronConnect v5.70 ou superior. Consulte a nota no início da secção 4.3. Android.
Passo 1: Verifique se o seu dispositivo Android é compatível.
Veja secção 4.3 Compatibilidade com Android
Passo 2: Verifique a versão Android
Android 4.2 ou anterior: estas versões Android não são suportadas. A versão mais antiga de Android que pode ser usada com Bluetooth é 4.3.
Android 5: verifique a existência do «bug» conhecido do código PIN emergente em Android.
Android 6 ou superior: nenhum problema conhecido.
Passo 3: Certifique-se de que a VictronConnect dispõe das autorizações de acesso aos serviços de localização
No Android 5 ou superior, a VictronConnect precisa de ter acesso aos serviços de localização do seu telefone para poder procurar os dispositivos «Bluetooth». A não ser que tenha ativado a opção «Não aparecer outra vez», a VictronConnect vai mostrar em cada tentativa de procura dos dispositivos um aviso caso não tenha as autorizações adequadas ou os serviços de localização estejam desativados.
A permissão de acesso aos serviços de localização é requerida sempre que a aplicação for iniciada; mas se ativar a opção «Não apareças outra vez» e depois negar o acesso, o pedido não será mais mostrado. Pode conceder as permissões a partir das configurações do telefone Android → Aplicações → VictronConnect → Permissões, ativando a permissão de acesso aos serviços de localização. Uma outra forma consiste em desinstalar e reinstalar VictronConnect.
O acesso é explicado na secção «Por que motivo é necessário ativar o acesso aos serviços de localização?», incluída no capítulo sobre o Android.
Passo 4. Ative os serviços de localização (ou GPS) nas configurações de sistema.
Para que seja possível procurar por dispositivos Bluetooth, é preciso ativar os serviços de localização (ou GPS) do telefone.
O acesso é explicado na secção «Por que motivo é necessário ativar o acesso aos serviços de localização?», incluída no capítulo sobre o Android.
Passo 5. Realize a procura e estabeleça a ligação a partir da app VictronConnect, NUNCA a partir do menu Bluetooth do sistema
Certifique-se de que está a tentar ligar-se a partir da aplicação VictronConnect e não do menu do sistema do seu telemóvel. Se tiver feito a ligação a partir do menu do sistema: feche a aplicação VictronConnect, remova a informação de emparelhamento do do seu telefone e depois abra e ligue o seu produto a partir da VictronConnect.
Passo 6. A caixa de diálogo para introdução do PIN não aparece
Em alguns telefones Android, não aparece a caixa de diálogo para introduzir o PIN. É por ficar escondida na barra de notificações.
Tente estabelecer ligação e se a tentativa ficar parada nos 80 %, abra a barra de notificações e verifique se contém o pedido de introdução do PIN/emparelhamento; se isso for o caso, abra-o e introduza o código PIN.
Em Android é ainda possível que outras aplicações impeçam o aparecimento da caixa de diálogo para introdução do PIN, mesmo ao realizar o emparelhamento a partir do menu Bluetooth do sistema. Uma dessas aplicações é «FrSky Free Link» que bloqueia até o emparelhamento com headsets Bluetooth. Nesse caso deve desinstalar as aplicações que possam causar problemas. Pode desinstalar as aplicações uma a uma (a começar com apps que usam ou ligam a dispositivos Bluetooth), desinstalar todas as aplicações ou até realizar a reposição do telefone para o estado em que saiu da fábrica. Depois de emparelhar os produtos Victron com o telefone ou tablet, poderá voltar a instalar as apps problemáticas.
O código PIN por definição é 000000, seis vezes zero.
Passo 7. Experimente com outro telefone
Se ainda tiver problemas de ligação, tendo experimentado os passos acima descritos, tente ligar a partir de outro telefone, preferencialmente um Apple iPhone ou iPad, visto funcionarem sem qualquer problema.
Ao estabelecer ligação com sucesso com outro telefone, a VictronConnect irá automaticamente atualizar o firmware do produto Victron com Bluetooth. Após a atualização do firmware, pode acontecer que os problemas que tinha tido com o telefone Android tenham desaparecido.
13.3. Problemas durante a atualização do firmware
Em primeiro lugar, é bom saber que pode sempre reiniciar o processo de atualização do firmware. Nesse caso, o processo de atualização é reiniciado cada vez que estabelece ligação ao produto.
Mantenha o telefone o mais próximo possível do produto. Se a atualização falhar devido a problemas na ligação Bluetooth e o seu telefone já estiver emparelhado com o produto, tente remover os dados de emparelhamento do menu de sistema do seu telefone. Abra de seguida a app VictronConnect e volte a emparelhar o produto e o seu telefone. Assista a estes vídeos de ajuda para saber como remover os dados de emparelhamento em Android ou iOS.
Se a atualização for interrompida numa percentagem aleatória cada vez que volta a tentar, continue a tentar, irá funcionar eventualmente. Se a atualização falhar mesmo após muitas tentativas, experimente utilizar outro telefone ou tablet, se possível um dispositivo da Apple com iOS, pois costumam funcionar sem problemas. Após a atualização, pode acontecer que os problemas que tinha tido com o dispositivo inicial tenham desaparecido.
A atualização falha nos 4 % ou mais cedo ainda
Se a atualização do firmware falhar nos 4 % ou mais cedo ainda, a VictronConnect não está a conseguir fazer o produto entrar no modo de atualização.
Solução para carregadores Blue Smart IP65
Se estiver no ecrã para atualização de firmware, deve primeiro fechar VictronConnect à força.
Retire o cabo de alimentação do carregador e espere 30 segundos.
Pressione e mantenha pressionado o botão «MODE» (modo) no carregador, ligue o cabo de alimentação e espere até que os LEDs amarelos e azuis fiquem a piscar alternadamente para forçar o carregador a entrar no modo de atualização.
Solte o botão «MODE» (modo). Dispõe agora de 30 segundos para se ligar ao produto, passado este período de tempo, o carregador vai automaticamente sair do modo de atualização.
Abra a app VictronConnect e clique no produto na lista de dispositivos.
Irá novamente aparecer o ecrã para atualização de firmware. Deve agora conseguir realizar a atualização do seu carregador para a versão de firmware mais recente.
Solução para dongle VE.Direct Bluetooth Smart
Se estiver no ecrã para atualização de firmware, deve primeiro fechar VictronConnect à força.
Desligue o dongle da porta VE.Direct.
Pressione e mantenha pressionado o botão «Limpar o PIN» no dongle e volte a ligar o dongle à porta VE.Direct; isso irá fazer os LEDs vermelhos e azuis piscar alternadamente, indicando que o dongle se encontra no modo de atualização.
Solte o botão «Limpar o PIN». Dispõe agora de 30 segundos para se ligar ao produto, passado este período de tempo, o dongle vai automaticamente sair do modo de atualização.
Abra a app VictronConnect e clique no produto na lista de dispositivos.
Irá novamente aparecer o ecrã para atualização de firmware. Deve agora conseguir realizar a atualização do seu dongle para a versão de firmware mais recente.
13.4. Problema com VE.Direct com o driver USB do macOS X 10.9 (Mavericks)
O driver incluído no sistema macOS X 10.9 «Mavericks» não funciona corretamente com o cabo VE.Direct para USB. Para resolver esse problema, recomendamos-lhe atualizar o sistema para uma versão mais recente do macOS.
Se a atualização do sistema operativo não for viável, há uma forma de instalar um driver compatível, desativando o driver Apple FTDI (Future Technology Devices International). Siga estes passos:
Importante
cd /System/Library/Extensions/IOUSBFamily.kext/Contents/PlugIns
sudo mv AppleUSBFTDI.kext AppleUSBFTDI.disabled
Passo 2. Reinicie o computador
Passo 3. Descarregue e instale o driver FTDI compatível
http://www.ftdichip.com/Drivers/VCP.htm
Passo 4. Reinicie o computador
A VictronConnect deve agora conseguir mostrar a lista dos produtos ligados.
13.5. VictronConnect a correr em Windows não consegue encontrar os produtos ligados via VE.Direct para USB
Consulte a secção 4.1 e siga as instruções para instalar o «driver».
13.6. VictronConnect a correr em Android não mostra ficheiros abertos a partir da aplicação de e-mail ou do gestor de ficheiros
A aplicação VictronConnect deve ter sido aberta antes de poder abrir ficheiros.
Abra a VictronConnect e, sem fechar a app, mude para a app que contém o ficheiro, selecione-o e escolha a opção de abrir com VictronConnect.
13.7. Como criar um relatório VictronConnect
Se tiver problemas com VictronConnect ou o seu produto Victron, pode acontecer que lhe solicitemos a criação de um relatório «Relatório de serviço VictronConnect». É preciso referir que esse relatório serve apenas para uso interno pela Victron e não é legível nem útil para qualquer outro propósito sem ser a resolução de problemas por parte dos nossos programadores.
Para criar o relatório,
Abra VictronConnect
Faça os procedimentos que levam ao bug ou problema
Volte para o menu principal
Selecione o menu das três linhas
Selecione configurações
Clique ou toque em «CREATE SERVICE REPORT» (criar um relatório de serviço)
Guarde ou copie o ficheiro para a Victron, por e-mail ou por meio da Victron Community.
Se necessitar de dados de diagnóstico mais detalhados do sistema de energia, por exemplo monitorização detalhada da tensão das baterias ou leituras de estado de carga ao longo do tempo, poderá ser necessário ligar um produto GX.