10. VictonConnect-Remote (VC-R) – configuração e monitorização via VRM
10.1. Introdução
A funcionalidade VictronConnect-Remote permite que os produtos Victron com uma interface VE.Direct ou VE.Can sejam acessados remotamente através deum produto GX por meio doportal «online» VRM.
Esta funcionalidade poderosa permite a configuração e monitorização total de um produto a partir de praticamente qualquer ponto no planeta, através da aplicação VictronConnect.
A experiência do utilizador é exatamente a mesma como quando os produtos se encontram ligados localmente por Bluetooth ou uma interface por cabo VE.Direct para USB.
Encontra aqui um vídeo a demonstrar a funcionalidade:
10.2. Compatibilidade
A funcionalidade VictronConnect - Remote SÓ é compatível com produtos ligados a um produto GX com uma «interface» VE.Direct ou apenas VE.Can. Os dispositivos VE.Can com uma «interface» VE.Can E uma VE.Direct devem ser ligados ao dispositivo GX através da VE.Direct para que a VictronConnect - Remote funcione.
Isso inclui:
Carregadores solares MPPT com interface VE.Direct (SmartSolar e BlueSolar)
Monitores de bateria com interface VE.Direct (BMV e SmartShunt)
Certos inversores com uma interface VE.Direct (inversor VE.Direct e inversor Smart)
Carregadores de rede elétrica específicos com interface VE.Direct (carregador Smart IP43)
E os dispositivos apenas de VE.Can:
Lynx Smart BMS e Lynx Shunt VE.Can
Inverter RS, Multi RS e MPPT RS (também têm VE.Direct, mas devem ser conectados através de VE.Can para VC-R)
Blue/Smart Solar VE.Can MPPT – modelos Tr e MC4
Skylla-i e Skylla-IP44/-IP65 (requer o «firmware» v1.11)
Produtos não compatíveis:
BlueSolar VE.Can MPPT 150/70 e BlueSolar VE.Can MPPT 150/85
Lynx Ion, Lynx Ion + Shunt, Lynx Ion BMS 150A, 400A, 600A, 1000A
Os produtos ligados a uma interface VE.Bus, como inversores / carregadores MultiPlus/Quattro e inversores de grande dimensão, NÃO são compatíveis. No entanto, outra função VEConfigure Remoto já existe para configurar estes produtos de forma remota.
10.3. Configurar
10.3.1. Requisitos mínimos
VictronConnect SW: v5.20
Produto GX - firmware VenusOS: v2.40 (para poder usufruir de todas as funções recomenda-se a v2.53)
10.3.2. VictronConnect
Certifique-se de que VictronConnect está instalado no telefone e que a versão está de acordo com os requisitos mínimos - se necessário, faça uma atualização.
Autorize a aplicação VictronConnect a aceder à sua conta VRM
Abra a aplicação VictronConnect
Deslize até ao separador VRM e selecione «SIGN IN TO VRM» (fazer login para a contra vrm)
Introduza o seu endereço e-mail e a sua palavra-passe para a conta VRM e selecione «Autorizar VictronConnect»
Se estiver a usar um tablet ou um computador, é possível que o seu navegador peça igualmente permissão para abrir VictronConnect, nesse caso deve escolher «Abrir».
10.3.3. Produto GX
Certifique-se de que a versão do firmware VenusOS do produto GX cumpre ou excede os requisitos mínimos - se necessário, faça uma atualização.
Ative a opção «Comunicação VRM de dois sentidos» em lista de dispositivos > Configurações > Portal online VRM.
10.4. Separador «Local»
O separador «Local» mostra todos os produtos que se encontrem dentro do alcance do protocolo Bluetooth ou da rede WiFi e que estão ligados ao telefone com VictronConnect (através de um cabo VE.Direct para USB ou MK3 para USB)
10.5. Separador VRM
O separador VRM mostra todas os sistemas associados no VRM ao perfil de utilizador VRM.
Qualquer sistema pode ser selecionado para aceder ao portal online VRM ou aos produtos ligados.
Quando um sistema VRM for selecionado, vai levar alguns segundos até a ligação ser feita e assim que estiver estabelecida, irão aparecer dois separadores, um chamado «OVERVIEW» (resumo) e o outro «DEVICES» (dispositivos).
10.5.1. Separador «Resumo»
O separador «OVERVIEW» (resumo) contém a imagem do produto GX, o nome do sistema VRM e uma ligação direta ao portal VRM online associado.
10.5.2. Separador «Dispositivos»
O separador «DEVICES» (dispositivos) contém uma lista de todos os produtos compatíveis que se encontram ligados fisicamente ao produto GX.
Se estiver a utilizar um tablet ou um computador, o separador «DEVICES» (dispositivos) é mostrado como painel no lado direito do mesmo ecrã.
10.6. Acesso remoto aos produtos
Quando um produto for selecionado, vai levar alguns segundos até a ligação ser feita e assim que estiver estabelecida, irão aparecer dados e informações do produto em tempo real.
Logo a seguir serão transferidos os dados históricos e as configurações de ligação iniciais, durante esse período de tempo será mostrado um símbolo de nuvem no canto direito superior (isso por norma leva menos de 30 segundos).
Não é possível aceder às configurações até que o símbolo de nuvem acabe por ficar novamente substituído pelo símbolo normal da roda dentada.
10.7. Fazer logout
Para terminar a ligação entre VictronConnect-Remote e a sua conta VRM, abra o menu principal e selecione «Configurações».
Na página das configurações, selecione «SIGN OUT» (sair) e de seguida «OK» na caixa de diálogo de confirmação.
Após o logout, VictronConnect-Remote deixa de ter acesso à conta VRM e a todos os sistemas associados ao VRM. Para restaurar o acesso, deve novamente fazer login.
10.8. Resolução de problemas e perguntas frequentes
O produto não é encontrado
VictronConnect-Remote is only compatible with products that use a VE.Direct or VE.Can-only interface to the GX product – see the ‘compatibility’ section.
Certifique-se de que o produto em falta está ligado fisicamente ao produto GX, com o cabo VE.Direct ou VE.Can devidamente instalado em ambas as extremidades.
Certifique-se de que a versão do firmware instalado no produto é recente.
O produto GX ou o sistema não são encontrados ou estão offline
Certifique-se de que o sistema se encontra online e a comunicar com o portal online VRM.
Certifique-se de que o sistema está associado à conta VRM utilizada durante o login inicial feito com VictronConnect-Remote no VRM.
Certifique-se de que “Comunicação VRM de dois sentidos” se encontra ativada - veja a secção das configurações.
Assegure-se de que a versão do firmware VenusOS do produto GX é igual ou superior à versão mínima requerida - veja a secção das configurações.
Não existe separador VRM na aplicação VictronConnect
Certifique-se de que a versão da aplicação VictronConnect a correr no seu telefone é igual ou superior à versão mínima compatível - veja a secção das configurações.
Conta VRM
É necessário ter uma conta VRM ativa e associada ao seu sistema e eventuais outros dispositivos que queira monitorizar ou configurar com VictronConnect-Remote - criar uma conta nova é fácil e rápido.
Para mais informações sobre o VRM (Victron Remote Management), veja a secção Introdução ao VRM e o portal online VRM.
Sistemas sem produto GX
A funcionalidade VictronConnect-Remote não está disponível em sistemas que não incluem um produto GX. É fácil adicionar um produto GX a qualquer sistema, sendo que dispõe de uma gama de produtos para escolher.
Sistemas sem ligação à Internet
A funcionalidade VictronConnect-Remote não está disponível nesses sistemas, a não ser que o produto GX no local tenha ligação à Internet.
Para locais remotos sem ligação à Internet existente ou para sistemas móveis, pode facilmente adicionar um modem GSM Victron GX para providenciar acesso à Internet.
Sistemas de grandes dimensões
A utilização da funcionalidade VictronConnect-Remote aumenta ligeiramente a taxa de utilização da CPU do produto GX.
Em alguns sistemas grandes ou muito complexos (em que muitos produtos estão ligados ao produto GX), a CPU pode estar já a trabalhar perto do seu limite de utilização, pelo que uma carga adicional pode exceder as suas capacidades - a consequência é normalmente uma resposta lenta da interface do utilizador e/ou reinicializações inesperadas do sistema.
É importante escolher um produto GX com desempenho e capacidade suficientes para o sistema em questão: um Cerbo GX tem por exemplo uma capacidade de processamento bem superior a um Color Control GX e é muito mais indicado para sistemas grandes ou complexos - veja a secção sobre o desempenho na tabela de comparação da gama de produtos GX.
Resolução de problemas com VictronConnect-Remote
VictronConnect reporta eventuais erros ocorridos ao tentar comunicar com o VRM, mostrando uma caixa de diálogo com um código de erro. O código pode ser um dos seguintes:
Erro | Descrição |
---|---|
-100 | O pedido para obter uma lista de dispositivos subordinados expirou (60 segundos). A causa mais comum é uma ligação problemática à Internet. |
1 | Não foi possível estabelecer uma ligação ao VRM. Verifique se é possível aceder à Internet e tente novamente. |
2 | O VRM deparou-se com um problema temporário. Tente novamente passado algum tempo. |
5 | Os recursos do sistema local estão esgotados. Liberte alguns recursos de sistema e tente novamente. |
8 | Ocorreu um erro de rede (por exemplo: o cabo de rede foi desligado acidentalmente). |
13 | Erro de autenticação em proxy. A VictronConnect não suporta a comunicação de dados através de uma proxy. |
14 | Não foi possível estabelecer uma ligação segura com VRM. |
65538 | O mediador MQTT do VRM não responde. Por favor, tente novamente passado algum tempo. |
Ainda existem mais alguns códigos de erro que podem surgir. Eles resultam de erros internos na aplicação VictronConnect e/ou no VRM. Caso algum desses erros persista após uma nova tentativa, deve criar um “Relatório de serviço” e enviá-lo para nós.
VictronConnect-Remote comunica com uma série de serviços pertencentes ao domínio “victronenergy.com”. Certifique-se por isso que a comunicação de dados com este domínio é autorizado na sua firewall e nas suas aplicações para navegar com segurança na Internet.